Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Project Morpheus, óculos de realidade virtual do PS4, está quase pronto

Por| 22 de Setembro de 2014 às 16h00

Link copiado!

Divulgação
Divulgação

Se você acompanha notícias de tecnologia com frequência, certamente já deve ter ouvido falar alguma coisa sobre como a realidade virtual é a nova onda de grandes empresas da indústria. O Facebook é uma delas - com o Oculus Rift - e, mais recentemente, a Samsung entrou na jogada com o anúncio do Gear VR, feito em parceria com a Oculus VR (criadora do Rift).

Uma outra companhia conhecida entre os usuários também tem chamado atenção quando o assunto é realidade virtual: a Sony, que apresentou há alguns meses um headset de PS4 chamado Project Morpheus. O acessório ainda está em fase de testes e, embora não tenha uma data oficial para chegar ao consumidor, a empresa garante que seu desenvolvimento está a todo vapor. Foi isso o que disse o presidente da Sony Worldwide Studios, Shuhei Yoshida, ao Wall Street Journal.

De acordo com o executivo, o estágio de criação atual do Project Morpheus está bem avançado, cerca de 85% concluído. Dessa forma, não deve demorar muito até que a Sony revele quando o produto chegará ao mercado. Já sobre o preço que será cobrado pelos óculos, Yoshida não deu muitos detalhes. Apenas afirmou que a ideia é vendê-lo por um valor acessível a todos, uma vez que o headset utiliza vários componentes presentes em celulares, tornando seu custo menor do que o esperado.

Para efeito de comparação, a versão do Oculus Rift para desenvolvedores custa US$ 350, preço médio cobrado por um smartphone intermediário nos Estados Unidos. Segundo a declaração do presidente da Sony, o Morpheus deve se vendido nessa faixa. Além disso, a empresa pode se aproveitar da situação e lançar o produto antes do concorrente da Oculus VR, que só deve ganhar uma versão comercial no final de 2015.

Continua após a publicidade

Outra informação dada por Yoshida é que o Project Morpheus tem como público alvo primário os jogadores, mas que a expectativa é atrair outros usuários e desenvolver novas aplicações. "Com o Morpheus e o PlayStation 4, podemos oferecer uma experiência de realidade virtual totalmente nova e de uma forma leve e divertida", disse. Vale lembrar que o headset já está nas mãos de centenas de desenvolvedores e outros profissionais interessados em criar novos conteúdos para o acessório.

Anunciado em março deste ano, o Morpheus é um projeto que está em desenvolvimento desde 2010, quando ainda era pensado como um produto para o PlayStation 3. Segundo a japonesa, o gadget transmite imagens em 360º e com resolução Full HD (1080p), pode ser usado com óculos de grau e é compatível com os controles DualShock e PS Move. Uma de suas principais características é o rastreamento de posição, o que, na opinião de quem já testou o dispositivo, é bem mais preciso que o sistema do Oculus Rift.

Além dos jogos, o Morpheus poderá ser utilizado em outras atividades. Entre os exemplos está uma demonstração feita pela Agência Espacial dos Estados Unidos, a NASA, que mostrou o solo do planeta Marte através do visor dos óculos da Sony.