Project Morpheus, óculos de realidade virtual do PS4, está quase pronto

Por Redação | 22 de Setembro de 2014 às 16h00
photo_camera Divulgação

Se você acompanha notícias de tecnologia com frequência, certamente já deve ter ouvido falar alguma coisa sobre como a realidade virtual é a nova onda de grandes empresas da indústria. O Facebook é uma delas - com o Oculus Rift - e, mais recentemente, a Samsung entrou na jogada com o anúncio do Gear VR, feito em parceria com a Oculus VR (criadora do Rift).

Uma outra companhia conhecida entre os usuários também tem chamado atenção quando o assunto é realidade virtual: a Sony, que apresentou há alguns meses um headset de PS4 chamado Project Morpheus. O acessório ainda está em fase de testes e, embora não tenha uma data oficial para chegar ao consumidor, a empresa garante que seu desenvolvimento está a todo vapor. Foi isso o que disse o presidente da Sony Worldwide Studios, Shuhei Yoshida, ao Wall Street Journal.

De acordo com o executivo, o estágio de criação atual do Project Morpheus está bem avançado, cerca de 85% concluído. Dessa forma, não deve demorar muito até que a Sony revele quando o produto chegará ao mercado. Já sobre o preço que será cobrado pelos óculos, Yoshida não deu muitos detalhes. Apenas afirmou que a ideia é vendê-lo por um valor acessível a todos, uma vez que o headset utiliza vários componentes presentes em celulares, tornando seu custo menor do que o esperado.

Para efeito de comparação, a versão do Oculus Rift para desenvolvedores custa US$ 350, preço médio cobrado por um smartphone intermediário nos Estados Unidos. Segundo a declaração do presidente da Sony, o Morpheus deve se vendido nessa faixa. Além disso, a empresa pode se aproveitar da situação e lançar o produto antes do concorrente da Oculus VR, que só deve ganhar uma versão comercial no final de 2015.

Outra informação dada por Yoshida é que o Project Morpheus tem como público alvo primário os jogadores, mas que a expectativa é atrair outros usuários e desenvolver novas aplicações. "Com o Morpheus e o PlayStation 4, podemos oferecer uma experiência de realidade virtual totalmente nova e de uma forma leve e divertida", disse. Vale lembrar que o headset já está nas mãos de centenas de desenvolvedores e outros profissionais interessados em criar novos conteúdos para o acessório.

Anunciado em março deste ano, o Morpheus é um projeto que está em desenvolvimento desde 2010, quando ainda era pensado como um produto para o PlayStation 3. Segundo a japonesa, o gadget transmite imagens em 360º e com resolução Full HD (1080p), pode ser usado com óculos de grau e é compatível com os controles DualShock e PS Move. Uma de suas principais características é o rastreamento de posição, o que, na opinião de quem já testou o dispositivo, é bem mais preciso que o sistema do Oculus Rift.

Além dos jogos, o Morpheus poderá ser utilizado em outras atividades. Entre os exemplos está uma demonstração feita pela Agência Espacial dos Estados Unidos, a NASA, que mostrou o solo do planeta Marte através do visor dos óculos da Sony.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.