PlayStation 4 será lançado depois do novo Xbox e com novo controle

Por Redação | 22.01.2013 às 17:00
photo_camera Divulgação

Em entrevista ao site The Times, o presidente da Sony, Kazuo Hirai, declarou que a empresa deixará a Microsoft sair na frente e apresentar o novo Xbox antes do PlayStation 4. As informações são do IGN.

"Por que ser o primeiro quando seus concorrentes podem olhar suas especificações e vir com algo melhor?", declarou o CEO quando questionado sobre o ciclo de lançamentos dos consoles. Tudo leva a crer que a gigante japonesa deve ser a última a entrar na oitava de geração de consoles, depois da Nintendo, com o Wii U, e da Microsoft, com o Xbox 720.

Vale lembrar que a mesma situação aconteceu em 2006. A Microsoft lançou o Xbox 360 pouco antes da Sony colocar à venda o PlayStation 3, e o resultado não foi nada satisfatório para a companhia de Hirai. As vendas do console da Microsoft ficaram muito à frente do PS3, que só conseguiu ultrapassar seu rival em número de unidades vendidas agora, no mês de janeiro.

Ainda sobre o anúncio do PlayStation 4, outro executivo da Sony também deu seu parecer este mês. Hiroshi Sakamoto, vice-presidente da Sony Home Entertainment, disse que a empresa deve revelar oficialmente a plataforma entre maio e junho deste ano.

O fim do DualShock?

Outra notícia recente sobre o PS4 é que o videogame pode abandonar o DualShock, o clássico controle dos consoles PlayStation, presente há 16 anos desde o PSOne.

Novo controle PS4

Segundo o site CVG, uma fonte anônima, que afirma trabalhar em um "grande estúdio de desenvolvimento de jogos", disse que o sucessor do PlayStation 3 terá um novo modelo de controle. Em vez do DualShock, o joystick vai possuir sensores biométricos e tela LCD sensível ao toque, semalhante ao GamePad do Nintendo Wii U.

O objetivo é fornecer uma experiência mais dinâmica e interativa ao usuário, além de integrar o acessório a funções do PS Vita e "emular as mesmas filosofias de interface de usuário do portátil", como explica a fonte.