Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

9 jogos para se exercitar em casa

Por| Editado por Bruna Penilhas | 13 de Novembro de 2021 às 14h30

Link copiado!

Divulgação/Nintendo
Divulgação/Nintendo

Manter o corpo em movimento e incluir uma atividade física na rotina é um desafio. Segundo a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado em 2016, pelo menos 62,1% dos brasileiros maiores de 15 anos não praticam nenhuma atividade física. Se manter uma academia está fora do orçamento, ou praticar algum esporte não é sua praia, saiba que os videogames se tornaram uma nova oportunidade para mexer o esqueleto.

O “gênero” de jogos fitness está em constante expansão e tem como missão facilitar e tornar mais divertida a realização de uma atividade física, principalmente as aeróbicas, focadas em perda de peso e ganho de resistência. Existem opções de jogos gratuitos e pagos, que exigem consoles e apetrechos ou apenas a tela do celular para jogar. O importante é que o jogador esteja disposto a levantar do sofá e se mexer.

Continua após a publicidade

O Canaltech separou a seguir uma lista com os melhores jogos fitness do momento, para quem deseja suar a camisa e acompanhar a progressão em perda de calorias.

9. Knockout League (PS4, PC e Oculus Quest)

Para quem gosta de boxe ou bons jogos de luta, Knockout League é um pedido certeiro. O jogo utiliza tecnologia de dispositivos de realidade virtual para colocar o jogador nos controles de lutas frenéticas. Dentro do ringue, o lutador irá enfrentar piratas musculosos e até um polvo de oito tentáculos.

Continua após a publicidade

A ação ocorre com o jogador tentando se esquivar de golpes com o próprio corpo e partindo para cima com os próprios ataques. O jogo ainda disponibiliza alguns minijogos para um rápido aquecimento e um monitor de calorias gastas para acompanhar o progresso após cada treino. Knockout League exige um dispositivo de realidade virtual para ser jogado.

8. Zumba Burn It Up (Nintendo Switch)

O Carnaval está chegando e se você quiser ensaiar os movimentos de quadril, Zumba Fitness: World Party é uma opção de jogo para se movimentar com o estilo de dança praticado em mais de 150 países. O game utiliza os controles de movimento do Nintendo Switch para convidar o jogador a reproduzir coreografias pensadas como um treino cardiovascular.

Continua após a publicidade

As danças envolvem movimentos corporais da cabeça aos pés e utilizam os controles Joy-Con para rastrear os passos. São mais de 30 aulas de zumba com instrutores famosos da vida real para motivar o jogador enquanto ele dança ao som de sucessos musicais. Até quatro pessoas podem participar dos treinos ao mesmo tempo no jogo.

7. RadarFit (Android e iOS)

RadarFit não é exatamente um jogo, mas transforma em game a adoção de um estilo de vida mais saudável. Disponível na Apple Store e na Google Play Store, o aplicativo desenvolvido no Brasil convida o usuário a entrar em uma jornada por uma vida saudável. O jogo divide a adoção de uma rotina mais ativa em fases, com cada etapa representando um desafio fitness para o cotidiano que, se cumprido, dará seguimento ao processo.

Continua após a publicidade

O jogador que cumprir as missões pode acumular pontos e trocar por prêmios, como celulares, caixas de som e televisores. Os desafios são formulados de acordo com o objetivo escolhido pelo usuário, seja para emagrecimento ou melhoria na alimentação.

6. Wii Sports (Nintendo Wii)

O Nintendo Wii é um videogame antigo, mas ainda muito longe de ficar obsoleto quando o assunto são jogos que fazem você se mexer. Se tiver acesso a um bom e velho Wii por aí, Wii Sports é uma ótima opção para se movimentar um pouco diariamente.

Continua após a publicidade

Com cinco modalidades esportivas diferentes (beisebol, boliche, tênis, golfe e boxe) o jogo utiliza o controle de movimento do Wii para fazer o jogador suar. O game que exigirá mais esforço é o boxe, mas o restante também dá conta da proposta. O título ainda conta com modos de treinamento e condicionamento físico, para ajudar a monitorar o progresso.

5. Active Arcade (Android, iOS)

Active Arcade é uma das mais recentes novidades do gênero de jogos para se movimentar. Disponível gratuitamente para celulares, a aventura combina realidade aumentada com uma temática de jogos arcade. Tudo que o jogador precisa fazer é enquadrar o corpo com a câmera frontal do celular e iniciar a aventura.

Continua após a publicidade

O jogo irá exibir na tela obstáculos e desafios para você concluir, como bater em bichos ou pular uma cerca. Os movimentos são captados pela câmera do celular e processados pela inteligência artificial do aplicativo.

4. Fitness Boxing 2 (Nintendo Switch)

Socos diretos, ganchos e esquivas ao som de muita música POP. Fitness Boxing 2 é a mistura de jogo esportivo e de ritmo, para tornar mais agradável a atividade de suar a camisa. O título desafia o jogador a fazer passos de boxe coordenados com o que é exibido na tela, servindo como um ótimo treino do esporte.

Continua após a publicidade

Até dois jogadores podem participar das sessões, sendo possível ajustar o nível de desafio de leve a pesado. Outra possibilidade é criar o próprio treino com a opção Free Training. Um dos diferenciais do jogo é a existência de uma inteligência artificial que se apresenta como um treinador, tecendo comentários sobre a assertividade dos movimentos do jogador.

3. Just Dance 2022 (PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series e Nintendo Switch)

Um dos jogos mais conhecidos da lista, Just Dance não é apenas um título de dança comum. Assim como as edições mais recentes, a versão de 2022 apresenta coreografias focadas em exercícios cardiovasculares, para fazer o jogador treinar.

Continua após a publicidade

Com o Just Dance Unlimited, serviço de streaming que concede acesso a um catálogo extenso de faixas, ainda é possível acessar playlists de coreografias que representam treinos aeróbicos de 30 minutos.

2. Pikmin Bloom (Android, iOS)

Pikmin Bloom é a nova aventura de realidade aumentada da Niantic, desenvolvedora de Pokémon GO. Diferente do jogo da franquia do Pikachu, Bloom tem a jogabilidade mais focada na movimentação do jogador, sem pausas para capturar um monstrinho ou lutar por muito tempo em uma rede.

Continua após a publicidade

A ideia do jogo é fazer um Pikmin florescer através do simples ato de caminhar. O jogador que baixar Bloom ganhará alguns motivos divertidos para contar mais alguns passos em um trajeto.

1. Ring Fit Adventure (Nintendo Switch)

Um dos sucessos da quarentena, Ring Fit Adventure transforma mais de 60 exercícios do mundo real em uma travessia por um mundo de fantasia com mais de 100 fases e atividades para se mexer. O jogo vem acompanhado de dois acessórios: o Ring-Con para as mãos e uma faixa para a perna.

Continua após a publicidade

Os apetrechos recebem os controles do Nintendo Switch e servem como aparelhos complementares para exercícios físicos e pontos de monitoramento, transformando os movimentos do jogador em golpes contra um dragão ou até remadas em um rio revolto.

Para os mais competitivos, Ring Fit Adventure ainda conta com mais de 12 minijogos para desafiar um amigo ou familiar em atividades para quebrar caixas com rajadas de ar ou ainda moldar peças de cerâmica por meio de agachamentos.

Fonte: Terra, FutureHealth