Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

5 anos do Nintendo Switch, o console que ainda faz muito sucesso

Por| Editado por Bruna Penilhas | 14 de Março de 2022 às 16h20

Link copiado!

Alvaro Reyes/Unsplash
Alvaro Reyes/Unsplash

O Nintendo Switch completou meia década de vida em março de 2022 e está em plena forma. O quinto videogame mais vendido da história, e com previsões de alcançar a primeira posição da lista, mostra que tem fôlego, inclusive para bater de frente com os potentes e recentes PlayStation 5 e Xbox Series X|S. Seja você um gamer hardcore ou não, o console criado pela empresa dona do Mario segue firme como uma boa opção de compra para um consumidor que busca um videogame versátil para chamar de seu. Se ainda tem dúvidas dessa afirmação, descubra como o Nintendo Switch chegou aos 5 anos como um dos maiores sucessos da história dos videogames.

Com sua pequena tela sensível ao toque de 6,2 polegadas, cerca de 300 gramas e apenas 4 GB de memória RAM, o videogame da Nintendo conseguiu superar a concorrência em vendas e aprovação do público com o que realmente importa: ser uma máquina de diversão para todo tipo de jogador. O Nintendo Switch foi lançado em 3 de março de 2017 e, de lá pra cá, já conquistou um espaço histórico no mercado de games.

Continua após a publicidade

Jogos para todos os gostos e idades

O catálogo do Switch conquista ao reunir clássicos dos videogames, ser um oásis para jogos independentes e ainda manter a consistência, lançando títulos incríveis para franquias consolidadas, a exemplo de The Legend of Zelda: Breath of the Wild, Pokémon Legends: Arceus e Super Mario Odyssey. Catálogo esse que está em constante expansão e mostra que o dono do console deve preparar a carteira a todo o momento. Chegam ao Switch, somente nos próximos meses, The Legend of Zelda: Breath of the Wild 2, Bayonetta 3, Nintendo Switch Sports e muitos outros exclusivos.

Mesmo que não tenha Teraflops de processamento, como os concorrentes, o Switch se firmou no mercado por ser o primeiro projeto de console híbrido (que pode ser jogado tanto em modo portátil ou ligado a um televisor) realmente funcional e simples. Outras empresas tentam seguir os passos, como a Valve e o seu Steam Deck, mas sem oferecer confiança suficiente para o mercado.

Continua após a publicidade

A Nintendo foi revolucionária com o Switch ao descobrir como construir um videogame que conseguisse atender necessidades de diferentes jogadores, sem encarecer o produto final. O balanço tem um custo, é claro. O Switch não é potente como os rivais e os preços dos jogos exclusivos são salgados, raramente entrando em promoção. Ao mesmo tempo, a Nintendo tenta compensar isso apostando em nostalgia e em lançamentos de franquias de sucesso.

Sem complicações, o console consegue fluir entre o videogame para ficar na mesa da sala guardando grandes aventuras para momentos de relaxamento, ao passo que também é o único aparelho consolidado atualmente no mercado que é ideal para viagens e para rodadas de diversão em conjunto longe de uma televisão. Ajuda o fato que, praticamente, todos os jogos publicados pela Nintendo possuem modos multiplayer local e online que podem ser aproveitados em grupo, a exemplo de Super Smash Bros. Ultimate, Mario Kart 8 Deluxe, Luigi's Mansion 3 e jogos da franquia Pokémon.

A divisão de um único par de Joy- Con em dois controles ainda eleva a experiência, ao versatilizar de forma simples a jogatina. Em um mundo em que os usuários buscam tecnologias que façam mais, demandando menos, não existe concorrência para o Switch quanto o quesito é jogar dentro e fora de casa.

Continua após a publicidade

Números do Nintendo Switch

Todos os benefícios listados até aqui foram traduzidos em sucesso comercial. O Nintendo Switch se tornou o videogame que vendeu mais rápido na história na última meia década. O aparelho mantém a impressionante média de 22 milhões de unidades comercializadas por ano de produção, superando nomes fortes da indústria como o PlayStation 4. Ao todo, já foram mais de 103 milhões de consoles vendidos em todo o mundo.

Os números indicam que a média anual de venda Switch supera, em até 2 vezes, a comercialização dos novos Xbox Series X e PlayStation 5 durante o lançamento. O aparelho mais potente da Microsoft vendeu cerca de 9 milhões de unidades em um ano, enquanto a Sony entregou cerca de 13 milhões de PS5.

Continua após a publicidade

Um argumento contrário pode tentar apontar que o sucesso do Switch é apenas resultado da escassez de semicondutores, que leva à falta de estoques dos aparelhos da Microsoft e da Sony. É importante lembrar que a Nintendo também foi afetada pela crise, mas mesmo assim entregou resultados que o contrapõe aos questionamentos.

Quando as pessoas ficaram em casa, durante o ponto mais crítico da pandemia de covid-19 em 2020, a ideia de ter um console portátil não parecia ser a melhor opção. Mesmo nesse cenário, o Switch ainda se sobrepôs no mercado. As vendas do console aumentaram em até 122% no Reino Unido de 2020 e o Animal Crossing: New Horizons ganhou a alcunha de “jogo da quarentena” pelo seu aspecto lúdico e fugaz, vendendo ao todo mais de 37 milhões de unidades em 2 anos.

Presidente da Nintendo, Shuntaro Furukawa, chegou a afirmar que que 20% do total de vendas de consoles do Nintendo Switch no último ano fiscal (2020-2021) foram para famílias que estavam adquirindo um segundo console para casa e não uma das novidades disponíveis no mercado. Fato que mostra como o videogame é atraente não só para o público gamer, como também conquistador e convidativo para quem se aproxima.

Continua após a publicidade

Parabéns para você e muitos anos de vida

Com resultados consistentes, a Nintendo não pretende aposentar o Switch tão cedo. Não é exagero afirmar que o videogame ainda deve durar mais meia década, antes da companhia japonesa aposentá-lo de vez.

Prova disso é que o calendário de lançamentos do Nintendo Switch para os próximos anos ainda é sólido, incluindo uma nova geração de Pokémon para 2022, Mario + Rabbids: Spark of Hope e a chegada de diversos títulos multiplataformas como Dying Light 2, LEGO Star Wars: The Skywalker Saga e Marvel's Midnight Suns.

Continua após a publicidade

Outro indicativo de que o Switch deve ganhar mais atenção nos próximos anos é a mais recente incursão da Nintendo em investir em serviço. O Nintendo Switch Online ainda tem sido criticado pelo alto custo da assinatura em contrapartida aos escassos benefícios. Entretanto, aos poucos, a equação parece mudar, embora o serviço esteja longe de ser perfeito.

A Nintendo passou a adicionar ao Switch Online uma seleção de jogos clássicos de Nintendinho, Super Nintendo, Nintendo 64 e Mega Drive. Mais do que apenas retrocompatibilidade, os títulos ganharam ajustes e melhorias de processamento, com a inclusão de partidas online em jogos de Nintendo 64 e pontos de salvamento automático para todos.

A brincadeira ainda não é barata. Os jogos de Nintendo 64, Mega Drive e expansões para Animal Crossing: New Horizons e Mario Kart 8 Deluxe são acessíveis apenas na modalidade mais cara do serviço, o Pacote Adicional, que custa até R$ 421 no ano.

Continua após a publicidade

Ao mesmo tempo, o futuro promete compensar os jogadores mais nostálgicos. A Nintendo já revelou que títulos como Pokémon Snap, Mario Golf e Kirby 64: The Crystal Shards devem estrear em breve no Switch por meio do serviço de assinatura mais caro.

Mais uma incursão recente para a Nintendo, que mostra a força do Switch é a localização de jogos para português. A empresa japonesa nunca mostrou atenção a esse sentido, fato que está mudando aos poucos. Jogos como Super Mario Party All Stars, Nintendo Switch Sports e Mario Strikers: Battle League contam com suporte ao nosso idioma e criam esperanças de que a empresa possa transformar migalhas em refeição para jogadores brasileiros no futuro com mais jogos traduzidos. Será?

Independente dos próximos capítulos, o Nintendo Switch caminhou nos últimos cinco anos provando que é uma boa escolha de videogame para os jogadores. As melhorias feitas pela Nintendo na segunda versão do console, lançada em 2019, aprimoraram a qualidade da bateria e os controles, revitalizando a experiência que tem tudo para ser gratificante por anos a fio.

Continua após a publicidade

Em conversa com o site Games Industry, o chefe de pesquisa de jogos da Ampere Analysis, Piers Harding-Rolls, declarou acreditar que o Switch pode acumular até 155 milhões de unidades comercializadas até 2025. Caso a previsão se confirme, o console da Nintendo se tornará o videogame mais vendido de todos os tempos, superando as vendas vitalícias do PS2.

O Switch está a venda oficialmente no mercado brasileiro pelo preço sugerido de R$ 2.999, porém, é possível encontrá-lo por valores menores. A Nintendo ainda aproveitou os últimos anos para expandir a família do videogame, lançando os alternativos Nintendo Switch Lite, focado na experiência portátil, e o Nintendo Switch OLED, com tela aprimorada.

Com informações de: Games Industry, Nintendo