Publicidade

Compositor revela como foi criado o som de inicialização do PlayStation

Por| 06 de Dezembro de 2019 às 17h53

Link copiado!

Compositor revela como foi criado o som de inicialização do PlayStation
Compositor revela como foi criado o som de inicialização do PlayStation
Playstation

No começo do mês de dezembro, comemoramos 25 anos do lançamento do primeiro PlayStation, um dos videogames mais influentes da história. Assim, muitas publicações de games estão usando a data para escrever histórias sobre a importância do console e revelar curiosidades sobre ele. Uma entrevista publicada na última quinta-feira (5) com Takafumi Fujisawa revelou como aquele som clássico da logo do PlayStation foi criado.

Fujisawa revela que ele criou o som praticamente sozinho, com a Sony apenas mostrando para ele a animação que ele iria sonorizar (o logo da Sony que aparecia ao ligar o console, seguido pelo logo do PlayStation quando o disco do jogo era lido com sucesso) e mais nada, deixando ele totalmente à vontade para criar a composição que achasse melhor. O músico brinca que ele até teria preferido que a Sony passasse mais detalhes sobre o projeto, já que uma das coisas mais difíceis para quem trabalha com sonorização é não ter nenhuma base sonora já definida sobre a qual trabalhar.

Como Fujisawa já fazia parte do processo desde antes da ideia do PlayStation estar finalizada (ou seja, desde quando o console ainda era um protótipo desenvolvido em parceria com a Nintendo), ele não teve uma “data limite” para quando essa sonorização deveria ficar pronta, mas revela que todo o processo de imaginar a estrutura musical, pensar nas notas que iria usar e escolher os instrumentos durou cerca de duas semanas, e a gravação em si foi feita em apenas dois dias.

Continua após a publicidade

Como ele já fazia parte do projeto desde o início, o músico tinha conhecimento que o chip sonoro do console utilizava a técnica ADPCM para executar sons polifônicos, então ele não precisa se preocupar em criar uma sequência sonora em um único tom, e podia deixar a imaginação correr. Por isso, o resultado criado foi inspirado no trabalho de uma orquestra, pois assim ele poderia não apenas expressar diversas emoções ao jogador como aindo mostrar o próprio poder do PlayStation perante outros consoles de videogame, já que esse tipo de som era uma novidade para a época. A única restrição que ele tinha era quanto ao tamanho do arquivo, já que esse som não ficava arquivado no CD dos jogos, mas sim na própria memória interna do console, e por isso era necessário que este arquivo fosse o mais compacto possível.

A ideia do compositor era a de iniciar todo o processo sonoro com um tom mais ameno, com o objetivo de não assustar o usuário de cara quando ele ligasse o videogame. Esse tema inicial logo é cortado por uma escala de C (dó maior) que serve para preparar o jogador para o “momento principal”, que é a transição para o logo do PlayStation. Essa transição é seguida então por barulhos de sinos e instrumentos de corda, e então uma última nota indica o fim da inicialização e que, a partir dali, você estará já dentro do jogo.

Fujisawa afirma que sua intenção sempre foi contar uma história, que começa com “você ligou seu videogame”, passa por “se prepare para a aventura” e finaliza com “todos os sistemas estão funcionando, agora você pode aproveitar o seu PlayStation”. Até o som meio sussurrado na transição entre os logos foi pensado como algo que, caso o videogame não conseguisse ler o CD, podia ser algo pra ficar rodando em loop, indicando para o jogador que “algo de errado não está certo” e que seria legal tentar algo como desligar o videogame e limpar o CD.

Mesmo 25 anos depois e tantas inovações tecnológicas depois, essa sequência de inicialização do primeiro PlayStation ainda é uma das melhores de qualquer console lançado, e ainda hoje é possível notar toda a preocupação existente com sua criação dele. Iuvir a história que Fujisawa quis contar em cada nota faz a gente querer ligar o PlayStation de novo!

Continua após a publicidade

Fonte: PlayStation Blog