Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

YARH.IO Micro 2, o computador que você pode comprar… ou fabricar em casa

Por| 14 de Janeiro de 2021 às 23h40

Link copiado!

Divulgação/YARH.IO
Divulgação/YARH.IO

A comunidade maker só tem motivos para comemorar. A equipe do projeto YARH.IO acaba de lançar o Micro 2, segunda geração do microcomputador baseado na plataforma Raspberry Pi. Trata-se de um gadget bem “raiz” e com um diferencial bacana: caso não queira comprá-lo pronto, é possível adquirir todos os seus componentes em marketplace como a Amazon, imprimir seu corpo em uma impressora 3D e montar o seu próprio.

Pouco maior do que um celular, o YARH.IO Micro 2 tem como “coração” uma placa Raspberry Pi 3 Model B+ (que possui um processador quad-core de 1,4 GHz e 1 GB de memória RAM), sendo equipado com uma tela IPS sensível ao toque de 4 polegadas (com resolução de 800 x 480 pixels) e um teclado cujas teclas podem ser reconfiguradas de acordo com a necessidade do usuário.

As diversas portas USB ao longo do chassi do Micro 2 lhe permitem expandir as funcionalidades do gadget, adicionando, por exemplo, mouses e teclados externos, drives removíveis e módulos extras como GPS ou adaptadores Wi-Fi. O computador de bolso pode rodar tanto o Raspberry Pi OS (mais amigável para o usuário comum) quanto o Kali Linux (famoso por ser usado por entusiastas e profissionais de segurança da informação).

Continua após a publicidade

Por fim, temos uma bateria recarregável e removível (sim, aquelas no formato de “pilha” mesmo) de 3500 mAh para energizar todo esse conjunto. Cada unidade do YARH.IO Micro 2 custa US$ 629,99 (cerca de R$ 3,2 mil na conversão direta e sem taxas). Achou caro? É aí que vem a melhor parte: você mesmo pode fabricar sua própria unidade do gadget, já que a equipe do projeto disponibiliza a lista completa de componentes e até links pelos quais você pode comprá-los.

A própria placa Raspberry Pi, o teclado, o display, os conectores USB — tudo está disponível para o usuário final, seja nas lojas oficiais de suas fabricantes (como é o caso da Fenix Tactical, fornecedora da bateria) ou em marketplaces como a Amazon. Até mesmo o desenho tridimensional do chassi está disponível para download gratuito, para que você mesmo faça a fabricação em uma impressora 3D.

Continua após a publicidade

“O YARH.IO Micro 2 foi feito com a comunidade hacker em mente, para especialistas em informática que usam seu conhecimento técnico para alcançar novos objetivos e superar as limitações de sistemas computadorizados por meios diferenciados ou 'hackeados'”, explicam os responsáveis pelo projeto.

Fonte: YARH.IO