Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Esta alternativa ao Raspberry Pi é tão barata e melhor do que o original

Por| 03 de Agosto de 2020 às 23h15

Link copiado!

Esta alternativa ao Raspberry Pi é tão barata e melhor do que o original
Esta alternativa ao Raspberry Pi é tão barata e melhor do que o original

Se você gosta de projetos "faça você mesmo", certamente tem — ou sonha ter — um Raspberry Pi, famoso computador de placa única que lhe permite criar seus gadgets com um poder computacional relativamente atraente. O que você provavelmente não sabe é que tal plaquinha possui um “clone” chinês igualmente barato, mas que apresenta algumas vantagens bem interessantes para quem deseja criar, por exemplo, seu próprio set-top box.

Estamos falando do Rock Pi 4 Model C, projetado e comercializado pela startup asiática Radxa. Por um valor bem acessível, você leva para casa um dispositivo feito para brigar de frente com o Raspberry Pi 4 Model B, mas que se diferencia por contar com uma porta de vídeo DisplayPort e suporte à armazenamento do tipo Non-Volatile Memory Express (NVMe), que é muito mais ágil do que os SSDs comuns.

O Rock Pi 4 Model C é projetado com base no SoC 64-bit Rockchip RK3399, cuja CPU possui seis núcleos (dois Cortex-A72 de 1,8 GHz e quatro Cortex-A53 trabalhando a 1,4 GHz) e a GPU é uma Mali T860MP4. É possível adicionar uma memória de até 4 GB e módulos de armazenamento de até 128 GB, além de suporte para cartões microSD de até 128 GB.

Continua após a publicidade

Ao falar de conectividade, o gadget possui ainda três portas USB (sendo uma 3.0), um micro HDMI, uma DisplayPort, saída para fones de ouvido, conector M.2 para SSD NVMe, placa de rede sem fio com suporte a WiFi 802.11 ac (2,4 GHz e 5 GHz), porta Gigabit e Bluetooth 5.0. Além disso, são 40 pinos de expansão para você adicionar complementos à placa, que mede míseros 85mm x 54mm.

Embora fique devendo um USB Tipo C, o Rock Pi 4 Model C é uma alternativa muito interessante para montar um PC modesto (rodando distribuições leves do sistema Linux) ou para um set-top box personalizado (quando equipado com Android TV). Ele pode ser importado direto da China por US$ 59 (cerca de R$ 313).

Fonte: TechRadar, Rock Pi