Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

CES 2024 | Swarovski lança binóculos capazes de identificar pássaros

Por| Editado por Wallace Moté | 12 de Janeiro de 2024 às 11h13

Link copiado!

(Imagem: Reprodução/Swarovski)
(Imagem: Reprodução/Swarovski)

Apesar de ser mais conhecida pelas jóias, a Swarovski possui uma divisão dedicada a dispositivos para caça e observação de animais, a Swarovski Optik, que anunciou em passagem na CES 2024 os binóculos AX Visio. Além do corpo robusto, o acessório se destaca pela capacidade de identificar pássaros vistos pelo usuário usando um banco de dados dedicado, e por possibilitar o registro e o compartilhamento de fotos e vídeos graças a uma câmera integrada.

Acompanhando o design encorpado e peculiar desenvolvido por um designer renomado, o maior diferencial do AX Visio é a capacidade de identificar pássaros. No momento em que o observador aperta o botão de ação, os binóculos acessam o Merlin Bird ID, banco de dados gratuito de sons e imagens ampliado pela comunidade, definindo qual espécie foi vista.

Continua após a publicidade

Mais interessante, a novidade consegue trabalhar com outros bancos, incluindo de libélulas, mamíferos e borboletas, bastando girar a roda inclusa no centro para trocar entre eles — a Swarovski afirma ter desenvolvido o sistema para ser expandido com novos bancos personalizados com o tempo, como por exemplo dados para identificar estrelas, aviões e outros objetos.

Além disso, o lançamento tem mais um recurso engenhoso: o animal ou objeto observado pode ter a posição marcada, e então, quando o dispositivo for passado para outra pessoa observá-lo, setas indicarão a localização registrada para ajudar o novo usuário a encontrar o que foi visto.

O conceito de compartilhar as observações parece ter sido um elemento central do desenvolvimento do AX Visio, que também é embarcado com uma câmera de 13 MP para fotos e vídeos, encaminhados para o app dedicado para facilitar o envio para redes sociais e outras plataformas. Disponível para Android e iOS, o aplicativo traz ainda opções para configurar os binóculos, instalar atualizações e até fazer transmissões ao vivo.

Em relação à ficha técnica, temos 8 GB de armazenamento interno, zoom de até 10x, campo de visão de até 1.000 metros, 88% de transmissão de luz e autonomia de bateria de até 10h. Com marca de luxo e especificações avançadas, o AX Visio não é exatamente acessível, mas ainda pode ser uma escolha interessante considerando a inteligência e a câmera integrada — câmeras profissionais usadas para observação costumam custar sozinhas o mesmo ou mais que o cobrado pelos binóculos.

Preço e disponibilidade

O Swarovski AX Visio já está em pré-venda na Europa por € 4.600 (~R$ 25 mil), com disponibilidade prevista para fevereiro. Ainda não há informações sobre lançamento em outras regiões, como o Brasil.

Fonte: via Engadget