Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

CES 2023: Lenovo Project Chronos é conceito de câmera de captura em tempo real

Por| Editado por Wallace Moté | 05 de Janeiro de 2023 às 13h05

Link copiado!

Lenovo
Lenovo
Tudo sobre Lenovo

Além das diversas atualizações de linhas como ThinkBook e Legion, a Lenovo apresentou durante a CES 2023 o Project Chronos, uma das inovações em desenvolvimento nos laboratórios de pesquisa da companhia pensada para o futuro da Realidade Virtual (VR) e Mista (MR), com o objetivo de turbinar a imersão em espaços virtuais, sejam jogos, chats ou outros métodos de interação social.

Ainda em pesquisa, o projeto visa tornar o contato digital em algo mais vívido, capturando em tempo real aspectos como as expressões faciais e os movimentos corporais do usuário — algo que lembra bastante um dos recursos do Meta Quest Pro, recente lançamento da Meta para VR.

Uma das características mais interessantes do conceito é que todo o processamento de profundidade e perecepção é realizado com um sensor RGB comum, eliminando a necessidade de uso de visores, óculos ou mesmo roupas especiais de captura de movimentos.

Continua após a publicidade

A marca já possui um protótipo funcional bastante avançado, que lembra um mini PC, trazendo corpo em metal com acabamento em tecido e a área onde está abrigada a câmera utilizada para rastreamento, com mecanismo de rotação para aprimorar o ângulo de captura ou barrar o sinal de vídeo por questões de privacidade.

O dispositivo foi desenhado para ser instalado em uma prateleira comum, ou ainda montado na parede, acima ou abaixo do display utilizado para interação — seja TV ou monitor —, e conta com um controle remoto para experiências que necessitem de acessórios de navegação, bem como para gerenciar as configurações do aparelho.

Continua após a publicidade

Além dos espaços interativos, outras situações de uso para o Project Chronos visualizadas pela Lenovo é a de prática de exercícios e criação de conteúdo. A gigante explica que, no primeiro caso, o instrutor virtual estaria junto do aluno, corrigindo a postura em tempo real e dando instruções mais precisas dos movimentos para proporcionar resultados mais efetivos, enquanto no segundo, seria possível ter maior controle das criações e acesso a diversas novas possibilidade.

Ainda de acordo com a companhia, parcerias para produção de conteúdo compatível ainda estão sendo fechadas, e outros possíveis usos estão sendo estudados. Como um protótipo, o Project Chronos não possui qualquer previsão de lançamento no momento, devendo receber novidades apenas em futuras conferências.