Publicidade

AYANEO SLIDE estreia com chip Ryzen 7040 e teclado RGB embutido

Por  • Editado por Wallace Moté | 

Compartilhe:
(Imagem: Divulgação/AYANEO)
(Imagem: Divulgação/AYANEO)

Ao lado do KUN, preparado para oferecer uma experiência mais robusta, a AYANEO apresentou nesta semana o AYANEO SLIDE, novo concorrente para o ROG Ally e Steam Deck que vai pelo caminho oposto. A novidade chega prometendo mais ergonomia em um pacote razoavelmente compacto, que busca chamar atenção pelo processamento potente e design refinado com recursos chamativos, incluindo tela deslizável e até teclado com iluminação RGB.

Seguindo outros portáteis Windows recentes, o dispositivo vem equipado com processador Ryzen 7 7840U, solução mais potente da AMD para a categoria, com especificações quase idênticas ao Ryzen Z1 Extreme usado pela ASUS no ROG Ally. Com isso em mente, podemos esperar que o SLIDE oferecerá uma experiência respeitável de performance mesmo em games pesados, desde que em resoluções e configurações mais modestas.

A AYANEO não divulgou detalhes sobre armazenamento e memória no momento, mas garantiu que o componente rodará sob controle no espaço mais restrito graças a um novo sistema de resfriamento. Apesar de utilizar apenas uma ventoinha, o portátil emprega três heat pipes de cobre para dissipar o calor do chip, solução parecida com o que a marca anunciou para o KUN, tendo potencial de ser realmente efetiva.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

É na experiência de uso em que o AYANEO SLIDE mais se destaca, começando pelo design similar ao de rivais como o GPD Win 4, com uma tela IPS LCD deslizável de 6 polegadas, taxa de atualização de 60 Hz e 120% de cobertura da gama de cores sRGB. O painel também tem brilho médio de 400 nits e pode ter o ângulo ajustado. Os controles seguem o layout do Xbox e utilizam sensores de efeito Hall (com ativação magnética, livre de drift) nos analógicos e gatilhos, estando acompanhados ainda de um teclado embutido.

O teclado apresenta teclas modestas que lembram as usadas em smartphones antigos de marcas como a Blackberry, mas promete boa digitação e, mais importante — é o primeiro em um PC portátil Windows a contar com retroiluminação RGB configurável. Apesar disso, não está claro se teremos luzes em cada uma das teclas ou uma zona única, sendo a segunda possibilidade a mais provável, levando em conta o tamanho do aparelho.

Temos ainda um motor de vibração no eixo X, que em teoria deve fornecer um feedback mais intenso, além de giroscópio de seis eixos para uso de controles de movimento e som estéreo. Fecha o pacote os recursos robustos de conectividade, que incluem duas portas USB4 compatíveis com saídas de vídeo via DisplayPort e acessórios Thunderbolt 3, um slot M.2 para instalação de SSDs NVMe PCIe 4.0 e leitor de cartões SD 7.0 de alta velocidade.

Assim como o KUN, o AYANEO SLIDE ainda não possui preço ou prazo de disponibilidade — a fabricante destaca que está tomando o tempo necessário para lançar o dispositivo, e promete novidades em breve com "surpresas" para o evento de lançamento.

Fonte: AYANEO, via NotebookCheck