Ultra'GO Mini, uma bateria externa pequena e cheia de design para seu smartphone

Por Pedro Cipoli

Quem utiliza smartphones há algum tempo convive diariamente com a baixa autonomia das baterias desses dispositivos. Com algumas poucas exceções, os modelos mal conseguem sobreviver até o fim do dia para quem utiliza o celular para tudo, desde o GPS até dados da rede 3G/4G.

O que fazer? Bem, alguns modelos mais atuais trazem softwares que aumentam a autonomia, mas não sem pedir algo em troca. No caso dos top de linha da Samsung, por exemplo, temos um sistema embutido que desliga a antena 3G/4G (que consome uma quantidade voraz de bateria) depois de meia hora sem uso e assim, consegue aumentar em uma ou duas horas a necessidade de um carregador. Às vezes deixamos o brilho da tela no mínimo ou mesmo hesitamos em ligar a tela a não ser que seja algo "urgente". E assim seguimos a vida.

Mas uma solução óbvia é capaz de ajudar esses usuários: comprar uma bateria externa, como é o caso da Ultra'Go Mini da Calibre Style. Olhando para esse cubo de alumínio com 7,7 centímetros de lado e 1 centímetro de altura ficamos meio céticos, certo? Bem, se pararmos para pensar que boa parte desse espaço é uma bateria começamos a ficar mais corajosos, afinal estamos falando de 3500 mAh de capacidade.

Ok, 3500 mAh parece bastante coisa, mas ele consegue fornecer uma carga completa ao meu smartphone? Depende muito do modelo, afinal não é uma relação direta. Se uma bateria externa tiver capacidade de 2000 mAh e o seu smartphone também (caso de um Lumia 920, por exemplo), ele não será carregado totalmente por dois motivos: perdas de carga naturais de qualquer transferência de energia e, bem, o seu smartphone continua ligado enquanto você está carregando.

No exemplo que falamos acima, um smartphone com bateria por volta de 2000 mAh (como o Galaxy S3 com 2100 mAh) será totalmente carregado com esse gadget. Aliás, se você for um usuário de iPhone ficará bastante feliz pois a bateria dos smartphones da Apple são bem pequenas, por volta de 1400 mAh no iPhone 4S e iPhone 5. Então, a Ultra'Go Mini é capaz de sustentar esses dois por pelo menos dois dias sem precisar ser recarregada.

Porém, nos modelos Android mais tops da atualidade, começamos a ter problemas. O Galaxy S4, por exemplo, traz uma bateria de 2600 mAh e em nossos testes a Ultra'Go mini conseguiu elevar o nível de carga de 6% para 78% quando o utilizamos normalmente. Se desligássemos o S4 e conectássemos a bateria, a carga com certeza chegaria a 100%, mas não faz sentido comprar uma bateria externa se precisamos desligar o smartphone de qualquer maneira, certo?

No caso dos tablets a situação é pior. O iPad 4, por exemplo, traz uma bateria massiva de 11500 mAh, então esqueça a Ultra'Go Mini se estiver pensando em utilizá-la em um tablet, pois no melhor dos cenários você conseguirá carregar cerca de 25% da carga total. Por falar em 25%, esse modelo traz um recurso bastante interessante: vibrar uma determinada quantidade de vezes dependendo de quanta carga ainda possui. Próximo dos 25% de capacidade ela vibra uma vez, duas se estiver próximo de 50%, três vezes próximo dos 75% e quatro vezes se estiver com a carga completa.

Podemos chamar esse recurso de diferente, não necessariamente útil, onde a vantagem de se utilizar essa abordagem é dar um design mais atraente à estrutura da Ultra'Go Mini. Não há botões físicos, nem mesmo o Liga/Desliga: basta conectar o cabo no smartphone e ver a mágica acontecer. O acabamento é algo que merece destaque, sendo minimalista ao mesmo tempo que atrai a atenção de quem passa por perto, ganhando inclusive um prêmio de design da Red Dot Design.

Tanto o carregamento da bateria interna quanto do smartphone é de no máximo 5 watts (5 volts vezes 1 ampére), o que é ótimo para a maioria dos modelos, mas desagrada que possui um smartphone mais moderno. No caso do Galaxy S4, por exemplo, o recurso QuickCharge suporta até 10 watts de potência (5 volts vezes 2 ampéres), carregando cerca de 80% da bateria em menos de uma hora.

Conclusão

Gostou da Ultra'Go Mini? Bem, se estiver interessado em comprá-la é necessário fazer uso de meios razoavelmente "underground". Até o fechamento deste artigo este modelo não está disponível para compra pelos meios "normais" aqui no Brasil, mas basta entrar em contato com a Calibre Style pelo e-mail sales@calibre-style.com. Há atendimento em português do Brasil e você só precisará esperar um representante de vendas entrar em contato. O produto custa US$ 119,99 (cerca de R$ 250). A empresa afirma que, em breve, lançará uma loja online no site www.calibre-style.com.

Vale a pena? Sim se ela for utilizada em um smartphone com bateria convencional, como iPhone 4S/5, Lumia 720/820/920 ou mesmo o Blackberry Z10, mas em modelos com baterias maiores, como o Galaxy S4/Note II, ele servirá como uma ajuda para terminar o dia, incapaz de carregar completamente a bateria durante o uso na grande maioria das situações. Tablets são outros modelos que exigem uma bateria externa maior (em alguns casos, gigantesca).

Vantagens

  • Excelente design com acabamento em alumínio resistente
  • Utilização bastante simples
  • Indicador de carga de bateria diferenciado

Desvantagens

  • Pouco indicado para modelos de smartphones com baterias maiores
  • Saída de 5 watts não permite o rápido carregamento em modelos top de linha
Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.