Sucesso nos anos 2000, player de música Winamp será encerrado em dezembro

Por Redação | 21 de Novembro de 2013 às 13h19

O rápido avanço da tecnologia nos dispositivos móveis parece ter feito uma nova vítima: o Winamp, um dos tocadores de música mais populares no fim da década de 1990 e começo dos anos 2000. A empresa anunciou em um comunicado nesta quarta-feira (20) que irá descontinuar o player no dia 20 de dezembro de 2013.

"O Winamp.com e outros serviços da web associados não irão mais estar disponíveis depois de 20 de dezembro de 2013. Os media players também não estarão mais disponíveis para download. Por favor, baixe a versão mais recente antes dessa data. Obrigado por apoiar a comunidade Winamp por mais de 15 anos", diz um pequeno aviso em um quadrado vermelho na página do serviço.

Lançado em abril de 1997, o Winamp pertence atualmente à AOL, que adquiriu a desenvolvedora do aplicativo, a Nullsoft, por US$ 80 milhões em 1999. O player surgiu quando a internet deixou de ser discada e começou a se espalhar de forma rápida por todo o mundo. Entre os principais diferenciais da ferramenta estava a possibilidade de personalizar a aparência do programa de inúmeras maneiras. O aplicativo reproduz formatos de áudio e vídeo como MPEG, MP3, MID, MOD, WAV, AIF, WMA e FLV.

Winamp

Não há nenhuma explicação clara sobre os motivos que levaram ao fechamento do Winamp. Fato é que o serviço estava desgastado há um bom tempo com a chegada de outros programas de streaming de músicas, como os já citados iTunes e Windows Media Player, além dos tocadores embutidos nos dispositivos móveis, que dispensam o uso obrigatório de outras plataformas. As últimas novidades da companhia foram o lançamento de uma versão do tocador para Android, em 2010, e o Winamp Sync para Macs, de 2011. A última atualização no blog do programa é de novembro do ano passado.

Se você é um dos usuários que quer deixar o Winamp vivo no seu computador, corra para baixar o aplicativo, pois no mês que vem ele entrará para a lista de programas encerrados da internet. Clique aqui para fazer o download.

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.