Publicidade

Samsung pode abandonar Bluetooth para transmitir áudio em novos fones

Por  • Editado por Léo Müller |  • 

Compartilhe:
Matheus Pernambuco
Matheus Pernambuco
Tudo sobre Samsung

A Samsung registrou uma patente que visa diminuir o uso da conexão Bluetooth para comunicação entre o celular (ou outros dispositivos) com os fones de ouvido da marca. A ideia é que os aparelhos usem UWB (sigla para banda ultralarga) para ter uma melhor conectividade e aumentar a estabilidade.

O documento explica que o Bluetooth ainda será utilizado nesta nova tecnologia, mas apenas para estabelecer a conexão inicial. De forma resumida, o celular fará a conexão inicial via Bluetooth e depois transfere a comunicação de dados para a rede de banda ultralarga. 

Como funciona a transmissão de áudio sem Bluetooth

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Funciona da seguinte forma: o celular solicita a conexão com o fone de ouvido via Bluetooth para a unidade principal, ou seja, para apenas um lado do fone. Após isso, é estabelecida a conexão via UWB entre o fone principal e o celular. Por fim, o smartphone se conecta já via UWB com o segundo fone, mantém a conexão total via rede de banda ultralarga e desabilita o Bluetooth para a iniciar a transmissão de áudio. 

Isso promete melhorar a conexão em diversos aspectos. O principal é que pode aumentar a qualidade de áudio. Por ter uma largura de banda inferior, o Bluetooth não consegue transmitir um áudio totalmente sem perda de definição — o popular “lossless audio”. A rede UWB deve corrigir esse problema e possibilitar aproveitar músicas em serviços de streaming com mais qualidade. 

Outro ponto positivo é que a rede UWB é melhor em gerenciamento de energia do que o Bluetooth, então também deve melhorar a autonomia de bateria tanto do fone de ouvido quanto do celular ou tablet conectado.  

Um ponto negativo é quem nem todo celular é equipado com uma antena UWB, então modelos mais antigos podem não ser compatíveis com a tecnologia. Atualmente, porém, os principais celulares da Samsung, Apple, Xiaomi, entre outros, contam com conexão de banda ultralarga.

Até o momento, não há confirmação do lançamento de um fone com conexão UWB e este é apenas um registro de patente, que indica que a Samsung trabalha na tecnologia. 

Leia mais

Continua após a publicidade

ASSISTA: Galaxy Buds 3 Pro: um fone premium com design diferenciado da Samsung

Fonte: 91Mobiles