Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Review Sennheiser CX True Wireless | Excelente no áudio, básico no resto

Por| Editado por Léo Müller | 20 de Setembro de 2021 às 17h54

Link copiado!

Ivo/Canaltech
Ivo/Canaltech
CX True Wireless

Há cinco anos, a Apple removia a entrada para fone de ouvido de seus celulares, usando como um dos argumentos a melhoria na qualidade de áudio que outros tipos de conexões — como a Bluetooth — poderiam oferecer. O Sennheiser CX True Wireless, lançado agora em 2021, é uma prova de que isso é verdade.

Este fone TWS (“true wireless stereo”, ou “estéreo completamente sem fio”, em tradução não-literal) mostra que é possível ter som limpo que permite ao ouvinte distinguir os diferentes instrumentos em uma música a um preço não excessivamente alto. O produto tem preço semelhante a concorrentes da Samsung e oferece qualidade de áudio superior, apesar de sacrificar alguns recursos extras para isso.

Eu testei o CX True Wireless por alguns dias e conto abaixo a minha experiência. Também explico cada característica principal do fone de ouvido e porque acho ele um dos melhores em qualidade de som por menos de R$ 1.000 disponíveis no Brasil atualmente.

Continua após a publicidade

Prós

  • Excelente qualidade de áudio;
  • Confortável;
  • Quatro opções de ponteiras.

Contras

  • Estojo um pouco grande;
  • Ausência de recursos extras.
Continua após a publicidade

Confira o preço atual para o Sennheiser CX True Wireless

Design e Construção

Os fones de ouvido são do tipo TWS, ou seja, cada lado é independente, sem nenhum fio conectando um ao outro. Eles ficam em um estojo de transporte que possui bateria e pode fazer até duas recargas completas sem necessidade de acesso a uma tomada. Esta case tem formato retangular e tamanho um pouco avantajado, e fica bastante à vista se guardada no bolso da calça.

Continua após a publicidade

A tampa do estojo tem um fecho magnético, mas é bem fácil de abrir. Ela fica presa à parte traseira da caixinha, onde você pode ver uma porta USB-C para conectar um cabo de recarga. Na frente, há um LED de identificação que muda de cor conforme a carga da bateria no estojo ou nos fones: vermelho quando está sem bateria, amarelo quando há apenas 50% e verde quando está cheio. Com os fones guardados, ele mostra a carga deles, e ao retirá-los você pode saber o estado da bateria da case.

De resto, o estojo de transporte é praticamente todo liso, com acabamento em plástico fosco, e o símbolo da Sennheiser brilhante no topo da tampa. Na parte de baixo, há informações técnicas sobre o modelo e o local de fabricação.

Cada fone também tem tamanho considerável e um formato de “caixa”, para abrigar uma boa quantidade de bateria e também de tecnologias que garantem a boa qualidade de áudio. Cada lado tem uma ponteira de silicone intercambiável, com quatro opções de tamanho: o menor, pequeno, médio e grande. Um indicador LED fica ao lado, na parte interior do fone, que ainda tem a identificação do lado (L, para esquerdo, e R, para direito) e os conectores de recarga.

Nos lados, você encontra apenas um dos microfones, enquanto o segundo fica na parte que fica externa. Há ainda a logomarca da Sennheiser, que é a área tátil para controle da reprodução e atender chamadas.

Continua após a publicidade

O produto ainda tem certificação IPX4, com resistência a respingos d’água. Ou seja, é possível continuar a ouvir suas músicas mesmo na chuva, além de praticar atividades físicas sem comprometer a integridade de seu fone de ouvido.

“Apesar do tamanho volumoso, os fones são bastante leves e confortáveis de usar. Eu, que pessoalmente não gosto muito de intra-auriculares, me senti bem de ficar com eles por bastante tempo sem me sentir incomodado. O fato de haver quatro tamanhos de ponteiras é um diferencial para outros modelos que testei, e a menor teve bom encaixe em meu canal auditivo sem machucar.”

Note que os fones têm um design que não inclui nenhuma outra maneira de se manterem em seus ouvidos, portanto a utilização da ponteira certa é essencial para evitar que eles caiam. O melhor encaixe, claro, também é importante para oferecer o maior conforto possível.

Continua após a publicidade

Dentro da caixa, você tem três pares de ponteiras extras, guardadas em um envelope para cada tamanho, além de manuais e um cabo USB-C para USB-A curto, para carregar o estojo em uma das portas do seu computador. O Sennheiser CX True Wireless pode ser encontrado nas cores preto ou branco.

Cancelamento de ruído

O Sennheiser CX True Wireless possui cancelamento de ruído passivo, ou seja, ele abafa o som com o encaixe da ponteira em seu canal auditivo. E aí o fato de encontrar a ponteira ideal ganha ainda mais importância, pois ela faz parte desse sistema.

Continua após a publicidade

E, mesmo sem um cancelamento de ruído ativo, o isolamento acústico é muito bom. Ouso dizer que até melhor do que de alguns modelos com o ANC — desde que você utilize a ponteira certa, lembre-se disso.

Mesmo alguns sons mais impactantes, como motores de veículos pesados, são razoavelmente abafados pelo isolamento passivo. Assim, você consegue focar no que está em reprodução, em vez de se distrair com o que acontece ao seu redor. Porém, lembre-se: ao caminhar na rua, é bom estar atento ao seu entorno para evitar acidentes.

Qualidade de som

Quem conhece a Sennheiser já tem uma ideia do que esperar em qualidade de áudio dos seus dispositivos. O CX True Wireless é espantoso para quem até hoje só experimentou fones de ouvido sem fio de marcas menos conceituadas nesse quesito. Não leve a mal, não se trata aqui de falar que as outras sejam ruins. Pelo contrário.

Continua após a publicidade

O Sennheiser CX True Wireless tem som limpo e que torna cada detalhe da música identificável. Agudos, graves, médios, tanto faz: ele entrega tudo, de maneira que você consegue distinguir cada instrumento de maneira fácil. No quesito qualidade do áudio, este é um dos melhores fones de ouvido sem fio que você consegue comprar sem gastar excessivamente.

Aliás, é impressionante o que esse dispositivo de tamanho relativamente compacto consegue entregar. Claro que, comparando com a maior parte dos fones TWS disponíveis no mercado atualmente, o CX True Wireless é até um pouco grandalhão, mas tudo se explica quando você aperta o botão de reprodução para começar a ouvir música.

Eu fiz o teste no Spotify, com a qualidade de música alta no aplicativo. Claro que isso também influencia bastante, mas faz todo o sentido neste caso, para você aproveitar ao máximo o som do fone de ouvido. Mesmo ao reproduzir mídia com qualidade mais baixa, tudo fica bem audível, com poucas distorções e áudio sempre limpo.

Continua após a publicidade

O dispositivo conta com um driver dinâmico de 7 mm com a tecnologia TrueResponse Transducer da Sennheiser, e tem frequência de resposta de 5 Hz até 21.000 Hz. E suporta os codecs SBC, AAC e aptX.

Captação de áudio

A boa qualidade de som vai além da reprodução. A Sennheiser é mais conhecida no meio audiovisual pelos seus microfones, e o CX True Wireless tem ótima captação para um fone de ouvido sem fio. Cada lado possui dois microfones, totalizando quatro para o sistema, que faz redução de ruído muito boa e garante sua voz de maneira limpa para transmissões em vídeo ou até a gravação de áudio em vídeo — para celulares que permitem o uso de fones Bluetooth na captação.

O Sennheiser CX True Wireless é muito bom para usar em chamadas, com um filtro bem preciso dos sons ambientes sem deixar sua voz excessivamente abafada ou “robótica”, como acontece com alguns fones TWS mais acessíveis. Para quem é mais exigente, talvez note uma pequena distorção e abafamento no áudio gravado.

Continua após a publicidade

Bateria e conectividade

Você pode conectar o Sennheiser CX True Wireless de maneira rápida e simples na tela de conexões Bluetooth do seu dispositivo. Isso vale para o seu celular, tablet ou computador.

Caso o dispositivo não encontre os fones, basta tocar e segurar na área tátil por três segundos, ou até escutar uma voz dizer “pairing” (“pareando”). A conexão é feita sem grandes problemas e, dependendo do dispositivo, já fica ativo como reprodução e captação de áudio logo de cara.

Continua após a publicidade

Uma alternativa é utilizar o aplicativo da Sennheiser, disponível na tanto na Play Store quanto na App Store. O app Sennheiser Smart Control ainda libera algumas funções extras, como o equalizador, para você fazer alguns ajustes no áudio, além de aumentar o retorno da sua voz durante chamadas ou alterar os controles do sensor tátil.

Duração da bateria

A Sennheiser promete até 27 horas de reprodução com o fone de ouvido, sendo 9 horas com uma única carga e até duas recargas completas com o estojo de transporte. Mas tudo vai depender como você usa o CX True Wireless, já que, no teste que eu fiz, o fone encerrou 6 horas de uso com apenas 10% de carga restante.

Neste período, o fone de ouvido ficou sempre bastante próximo ao dispositivo pareado enquanto reproduzia músicas no Spotify na qualidade alta. O volume ficou sempre no médio, e quase não houve interação com os fones para pausar ou avançar música. Também não houve chamadas durante as seis horas de teste.

É possível extrair as nove horas de reprodução? Provavelmente. Mas, para isso, você tem que manter o volume baixo e usar qualidade de reprodução um pouco mais baixa. Seja como for, são mais de seis horas ininterruptas de música, que já é uma marca muito boa, e garante a prática de exercícios físicos ou mesmo um dia de expediente sem problemas — lembrando que a hora de almoço pode ser aproveitada para fazer uma recarga.

Lembrete importante: é totalmente normal um dos lados durar menos tempo que o outro. Isso ocorre devido à diferença de distância entre cada lado do fone e o dispositivo pareado, ou mesmo porque um deles se conecta ao celular e ao outro fone. Segundo a Sennheiser, o CX True Wireless foi projetado para alternar qual lado funciona como ponte entre o outro lado e o dispositivo cada vez que você os coloca na case, justamente para evitar uma diferença muito grande na duração. Eu fiz o teste em reprodução ininterrupta, sem guardar os fones no estojo em nenhum momento.

Ficha técnica

  • Impedância: não informada;
  • Frequência de resposta: 5 Hz - 21.000 Hz;
  • Peso: 6 g por fone de ouvido, Case: 37 g;
  • Conexão: USB-C;
  • Perfis suportados de som: A2DP, AVRCP, HFP;
  • Bateria: 60 mAh por fone de ouvido, 400 mAh no estojo de carregamento;
  • Bluetooth: 5.2, classe 1, Low Energy;
  • Alcance do sinal: não informado;
  • Certificação: IPX4.

Acessórios

  • Estojo de carregamento;
  • Cabo USB-C;
  • Quatro pares de ponteiras de silicone.

Concorrentes Diretos

Pensando na qualidade do áudio, você só vai encontrar concorrentes de preço mais alto, especialmente em modelos da própria Sennheiser ou da Edifier, marcas bastante conceituadas entre audiófilos. O modelo CX Plus True Wireless é uma alternativa semelhante, com cancelamento ativo de ruído para quem prefere se isolar mais do mundo exterior ao escutar músicas.

Por valor semelhante, você encontra atualmente o Galaxy Buds Pro, da Samsung, que tem som um pouco inferior ao CX True Wireless. Aí, pode valer a pena pensar em outro modelo de gerações anteriores da sul-coreana, como os Galaxy Buds Plus. A principal vantagem desses modelos para o da Sennheiser é o suporte à recarga sem fio.

Conclusão

Os fones de ouvido sem fio estéreo da Sennheiser foram pensados para quem busca um companheiro diário leve tanto para usar quanto para o bolso, na hora de comprar. A bateria dura o dia inteiro, mesmo que não chegue à estimativa feita pela fabricante, e o áudio tem qualidade difícil de encontrar em modelos da mesma faixa de preço.

Outro público é quem pratica atividades físicas e quer um bom par de fones de ouvido intra-auriculares com resistência à água. Nesse caso, apesar do ótimo cancelamento de ruído passivo, o CX True Wireless permite que algum som externo chegue a seus ouvidos, e você pode correr ou fazer séries de exercícios sem se isolar totalmente do mundo.

“O CX True Wireless, da Sennheiser, foca muito mais na qualidade do som do que em outros aspectos, e se destaca neste quesito. A duração da bateria é um pouco decepcionante, mas basta para um dia inteiro de uso, ainda mais somando as duas recargas com o estojo de transporte”.

Se o seu foco é a qualidade de áudio, este é o seu fone de ouvido. O preço dele varia em uma faixa de R$ 700 a R$ 1.000, e é difícil encontrar som tão limpo e distinguível neste valor. Se busca por extras como o carregamento sem fio, talvez este não seja o modelo ideal para você — apesar de o modelo da Sennheiser, ao menos, oferecer alguma resistência a água, raro em modelos mais baratos.