Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O que é áudio espacial com rastreamento dinâmico de cabeça?

Por| Editado por Wallace Moté | 15 de Junho de 2024 às 07h00

Link copiado!

Apple
Apple

A Apple chacoalhou o mercado de fones de ouvido quando iniciou a implementação do Áudio Espacial com Rastreamento Dinâmico de Cabeça nos AirPods. Logo em seguida, mais empresas começaram a aderir à tecnologia de experiência sonora que eleva o nível de imersão dos usuários ao posicioná-los no centro da ação.

Para entender o Rastreamento Dinâmico de Cabeça, antes precisamos falar sobre o Áudio Espacial, que transforma o modo como ouvimos música, assistimos filmes e jogamos ao oferecer som imersivo que até pouco tempo atrás parecia ficção científica.

Tradicionalmente, o áudio estéreo permite perceber sons à esquerda e à direita. O Áudio Espacial, por sua vez, cria uma experiência sonora em três dimensões, onde o som pode vir de qualquer direção: frente, trás, lados e até de cima. Essa tecnologia utiliza filtros de áudio e ajustes de amplitude, fase e reverberação sonora para dar a ilusão de espacialidade, simulando a forma como ouvimos no mundo real.

Continua após a publicidade

Assim, o Áudio Espacial está além do som estéreo convencional e e até mesmo de sistemas de som e home theater de 5.1 ou 7.1 canais, visto que os efeitos sonoros, explosões, vozes e músicas parecem estar ao nosso redor.

O que é Rastreamento Dinâmico de Cabeça?

O Rastreamento Dinâmico de Cabeça utiliza sensores como giroscópios e acelerômetros integrados aos fones de ouvido e headphones para um nível ainda maior de imersão, onde a posição dos sons é fixada ao redor de quem ouve.

Imagine assistir a um filme e, na frente da câmera, uma pessoa está falando. Com o Rastreamento Dinâmico de Cabeça, ao mover a sua cabeça para a direita, o som da fala permanece na mesma posição e, neste exemplo, passa a vir do lado esquerdo do fone. Se você virar totalmente para a esquerda, a voz passa a ser percebida apenas pelo fone da direita.

O Rastreamento Dinâmico de Cabeça oferece essa experiência tanto em filmes e séries quanto em jogos e músicas compatíveis com a tecnologia.

O Áudio Espacial com Rastreamento Dinâmico de Cabeça também é conhecido como Áudio 360 ou Dolby Headtracking, dependendo do produto adquirido.

A Apple oferece o recurso em modelos de AirPods de 3ª geração, AirPods Pro (1ª e 2ª geração) e AirPods Max. A Samsung implementa a tecnologia em modelos de Galaxy Buds 2, Buds 2 Pro e Buds Live.

Continua após a publicidade

Modelos de fones de ouvido e headphones da Sony, Bose, Beats e várias outras marcas também suportam a novidade. Para isso, basta conferir a ficha técnica do produto que você está interessado em adquirir.