Publicidade

Como ver a porcentagem de bateria do fone Bluetooth no celular?

Por| Editado por Wallace Moté | 08 de Maio de 2024 às 09h28

Link copiado!

(Imagem: Renan da Silva Dores/Canaltech)
(Imagem: Renan da Silva Dores/Canaltech)

Cada vez mais comuns e avançados, os fones de ouvido Bluetooth proporcionam conveniência por eliminar os fios, além de aproveitar a conexão wireless para oferecer uma variedade de recursos diferenciados, como a possibilidade de se conectar a mais de um dispositivo ao mesmo tempo.

No entanto, uma das características críticas de apostar no Bluetooth é o uso de bateria — é preciso ficar de olho no nível da carga para não ser pego de surpresa e acabar ficando sem sua música no meio do caminho. Mas como acompanhar isso de forma fácil?

Há diferentes formas de ver a porcentagem de bateria do fone Bluetooth no celular, e é possível checá-la mesmo que você não tenha instalado o aplicativo da marca do seu fone. Vamos a elas:

Continua após a publicidade

Como ver o nível de bateria do fone no celular

O próprio smartphone é capaz de gerenciar e exibir os níveis de bateria, bastando acessar as configurações para verificá-los. Você pode aproveitar esse recurso da seguinte maneira:

  1. Com o fone de ouvido conectado ao celular, entre nas configurações do smartphone;
  2. Acesse o menu de Conexões;
  3. Entre na seção Bluetooth;
  4. Encontre o nome do seu fone — a porcentagem de bateria estará listada logo abaixo.
Continua após a publicidade
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Você também pode acessar a lista de dispositivos Bluetooth conectados de forma rápida pelo menu de Configurações rápidas. Para isso, faça o seguinte:

  1. Puxe a barra de notificações;
  2. Puxe novamente para acessar as Configurações rápidas;
  3. Toque e segure no ícone de Bluetooth;
  4. Confira a porcentagem de bateria na inscrição logo abaixo do nome do acessório.

Como ver o nível de bateria do fone no app

Continua após a publicidade

Os fones de ouvido Bluetooth costumam contar com aplicativos dedicados para gerenciar as configurações do aparelho. Além de permitir ajustar a equalização e ativar ou desativar funções como o Cancelamento Ativo de Ruído (ANC), a solução traz os níveis de bateria do fone e, no caso de modelos TWS, do estojo de transporte, oferecendo informações mais detalhadas do que as mostradas pelo próprio sistema operacional do celular.

Certifique-se de ter baixado o app pela Play Store (no Android) ou App Store (no iPhone) — normalmente o link está presente na caixa do acessório —, e então abra-o. Os detalhes de bateria costumam ser indicados logo abaixo de fotos ou ícones dos fones e do estojo.

É interessante destacar que outros dispositivos Bluetooth, como caixas de som, mouses, teclados e outros aparelhos podem ter o nível de bateria verificado usando as mesmas etapas descritas neste texto.

Continua após a publicidade

Fora isso, se você possui um headphone, também é provável que o acessório possua um comando nos botões físicos que descreve por voz a quantidade de bateria, normalmente atrelado à ação de apertar o botão de energia — confira no manual ou no site oficial se este é o caso do seu modelo.