AirPods poderão disparar câmera do iPhone e pausar música quando você dormir
Por Vinícius Moschen • Editado por Léo Müller | •

Informações recentes do portal 9to5Mac sugerem que a Apple está prestes a liberar novos recursos para os seus fones de ouvido AirPods. A intenção da empresa é aumentar as capacidades do produto como um dispositivo de controle, seja por toques ou gestos.
Um dos recursos seria o Controle de Câmera, que promete permitir aos usuários acionar a câmera do iPhone ou iPad com um clique na haste dos AirPods.
Apesar de parecer incomum usar os fones para tirar fotos enquanto o acessório está nas orelhas, a Apple deve oferecer suporte mesmo se o usuário estiver apenas segurando os AirPods nas mãos. O recurso pode chegar aos modelos já existentes, e não apenas a lançamentos futuros.
Outro destaque deve ser a pausa automática durante o sono. Neste caso, conteúdos como músicas e podcasts seriam interrompidos a partir do momento que os AirPods detectassem que a pessoa usando os acessórios dormiu.
Não está claro se esse recurso funcionará sozinho ou em conjunto com o Apple Watch, relógio inteligente que já possui detecção de sono.
Outros recursos inéditos para os AirPods
Além do controle da câmera e detecção de sono, outros recursos devem incluir a ampliação dos gestos com a cabeça.
Os rumores apontam que os movimentos para controlar os fones passariam a funcionar com o volume da Detecção de Conversa, que ajusta as configurações de áudio para otimizar o entendimento da voz da outra pessoa durante uma conversação. Os gestos também serviriam para retornar às configurações originais de controle de ruído.
Hoje, isso é possível pressionando a haste ou deslizando nela.
No ano passado, a Apple já introduziu gestos com a cabeça para aceitar chamadas e dispensar notificações nos AirPods Pro 2 e AirPods 4.
A Apple também planeja melhorias na mixagem de áudio, incluindo a criação de um modo de microfone de "qualidade de estúdio" para os AirPods. Isso pode torná-los uma alternativa forte para criadores de conteúdo, por exemplo.
Outra novidade seria o melhor suporte para ambientes coletivos, por meio de um recurso para facilitar o emparelhamento com iPads compartilhados. Se uma sala de aula tem vários alunos usando o mesmo iPad, por exemplo, as configurações de pareamento seriam simplificadas.
As atualizações devem ser anunciadas na conferência de desenvolvedores WWDC25, que tem início marcado para o dia 9 de junho. Contudo, é possível que a Apple mude ou adie alguns desses recursos antes do lançamento oficial.
Leia mais no Canaltech:
- Gravação de vídeo do Pixel 10 vai "deixar o iPhone no chinelo", revela vazamento
- Como é feita a segurança da Samsung em eletrodomésticos conectados?
- Amazon treina robôs para pularem de vans elétricas e entregarem encomendas