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Panasonic apresenta plataforma para centralizar controle de casas inteligentes

Por| 05 de Janeiro de 2016 às 18h01

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A gigante japonesa de tecnologiaPanasonic mostrou durante sua coletiva de imprensa na tarde desta terça-feira (5), na CES 2016, que está se preparando para pular de cabeça na tendência da Internet das Coisas (IoT) e cidades inteligentes.

A companhia anunciou a nova plataforma Ôra, um sistema doméstico que deverá permitir o controle de todos os dispositivos inteligentes dentro de uma residência através de uma única central de gerenciamento, comandada a partir de um smartphone comum.

De acordo com a empresa, a Ôra será capaz de unificar o controle de dispositivos como lâmpadas inteligentes, sistema de som, sistemas de circuito fechado de segurança e até utensílios domésticos inteligentes, independente dos sistemas operacionais utilizados. Mas nenhum detalhe foi dado sobre quais seriam os gadgets compatíveis com o sistema.

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Panasonic anunciou parceria com empresa de energia Xcel Energy para testes pilotos com a tecnologia nos Estados Unidos (foto: Reprodução)

A empresa também não falou sobre o lançamento do sistema ou sobre como será a integração da plataforma com os diversos sistemas inteligentes domésticos, mas antecipou que a Ôra também aprenderá em tempo real com os hábitos dos moradores da casas.

Essas informações poderão ser utilizadas, por exemplo, para otimizar o consumo de energia dentro da residência, medindo a eficiência e consumo energético de dispositivos de acordo com os padrões aprendidos. A empresa anunciou ainda uma parceira com a empresa do setor energético Xcel Energy para realizar projetos pilotos nos Estados Unidos com a tecnologia.

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Além de casas inteligentes e produtos voltados para consumidores finais, a japonesa também mostrou que está interessada na IoT do crescente mercado global de Cidades Inteligentes, anunciando uma parceria já em andamento com a prefeitura da cidade norte-americana de Denver, no Colorado.

O projeto está sendo desenvolvido a partir da divisão de smartcities da Panasonic, apelidada de City Now, que fornece soluções focadas em quatro setores: casas e pequenos escritórios, energia e serviços, serviços para edifícios inteligentes e transporte. Em Denver, a parceria inclui a implementação de câmeras de segurança conectadas e de um grid de coleta inteligente de energia solar. Os primeiros resultados do projetos já devem começar a ser revelados no próximo ano.

TV 4K OLED

Apesar do foco em soluções para Internet das Coisas, a japonesa não deixou de fora da apresentação um dos gadgets mais populares da CES: TVs. A companhia revelou a nova série DX900 de novos modelos de televisores OLED 4K, certificada pela UHD Alliance como o primeiro televisor 4K Premium - o que significa que o equipamento ultrapassa as configurações mínimas como resolução 3820 x 2160 pixels e profundidade de cor de 10-bit.

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As TVs OLED têm uma vantagem frente aos modelos LCD já que é possível desligar cada pixel não utilizado no display individualmente. Isso quer dizer que a densidade da cor preta na tela é absoluta, já que não há nenhum pixel emitindo luz nessas áreas. As TVs OLED também podem ser mais finas e leves do que suas contrapartes em LCD, mas ainda permanecem mais caras para o consumidor final. A Panasonic anunciou seu primeiro modelo OLED 4K em setembro do ano passado, durante a IFA 2015, em Berlim.

Além do novo televisor, a japonesa anunciou também que deverá lançar ainda neste ano, nos Estados Unidos, o primeiro player Blu-ray 4K. Um dispositivo semelhante já havia sido anunciado em novembro do ano passado para o mercado japonês, mas poucas unidades foram disponibilizadas - pela bagatela de US$ 3 mil. O preço do player que será vendido no mercado norte-americano não foi revelado.

Este ano promete ser agitado para o mercado 4K, com os primeiros discos físicos de blu-ray 4K sendo disponibilizados por estúdios como Sony e Warner Bros, o que também deverá movimentar o mercado de dispositivos capazes de reproduzir esse tipo de conteúdo globalmente.