Você pode ajudar cientistas a batizar um asteroide; veja como

Por| Editado por Luciana Zaramela | 04 de Março de 2024 às 13h04

Frantisek Krejci/Pixabay

A missão Hayabusa-2, do Japão, vai visitar o pequeno asteroide 2001 CC21, também chamado de 98943, em 2026 se tudo correr bem. Só que a agência espacial japonesa JAXA acredita que o asteroide merece um nome mais simpático antes de a visita acontecer, e por isso, busca a ajuda do público para dar um nome oficial à rocha.

Para participar, é só acessar o site da campanha da JAXA e preencher um formulário com nome, e-mail, nome proposto para o asteroide e uma explicação sobre a sugestão. É possível enviar propostas de nomes até o dia 9 de maio.

Vale lembrar que, para enviar a sugestão, é preciso seguir as orientações da União Astronômica Internacional (IAU). Portanto, o nome não pode ser ofensivo, o ideal é que seja formado por só uma palavra e que não passe de 16 caracteres, entre outros requisitos.

A preferência de escolha vai ser dada aos nomes que tiverem maior número de sugestões. Depois, alunos do ensino fundamental e médio vão ajudar a selecionar o nome final.

A JAXA planeja selecionar o nome ainda neste ano, e vai enviá-lo à IAU em colaboração com a equipe US LINEAR (Lincoln Near-Earth Asteroid Research), que descobriu o asteroide. "Aqueles que escolherem o nome final vão receber um presente comemorativo da equipe da missão estendida da Hayabusa2”, acrescentaram.

Saiba mais sobre o asteroide 2001 CC21

O asteroide 2001 CC21 foi descoberto em 2001. Ele orbita o Sol a cada 383 dias e parece ser alongado, talvez semelhante ao asteroide Itokawa. Este é um objeto próximo da Terra, ou seja, sua órbita o deixa a 192 milhões de quilômetros do Sol, distância suficiente para se aproximar dos arredores orbitais do nosso planeta.

Já o nome 2001 CC21 é uma designação temporária, dada pela equipe US LINEAR. Como foi esta equipe que descobriu o asteroide e determinou sua órbita, seus membros puderam enviar uma sugestão de nome à IAU.

Só que o asteroide é o alvo da missão estendida da Hayabusa2, e por isso, a equipe da missão japonesa enviou um pedido aos membros da US LINEAR para que o país pudesse escolher o nome do objeto. O pedido foi aceito, e agora, resta aguardar para sabermos como o 2001 CC21 vai passar a ser chamado.

Fonte: JAXA