Siga o @canaltech no instagram

Virgin Galactic faz voo de teste com sucesso e se prepara para turismo espacial

Por Patrícia Gnipper | 13 de Dezembro de 2018 às 18h55
Richard Seymour

Parece que os dias de azar da Virgin Galactic ficaram no passado: a empresa espacial privada de Richard Branson, depois de ter arrancado ceticismo no grande público ao dizer que faria uma primeira viagem de teste para os limites entre a Terra e o espaço antes do Natal, acaba de realizar um voo de teste bem sucedido com a VSS Unity, nave projetada para levar humanos ao espaço no futuro próximo.

O sucesso deste voo específico é importante pois a nave estava tripulada com dois pilotos e atingiu uma altitude de aproximadamente 82 quilômetros, sendo este o voo mais alto que a empresa já fez em 14 anos de história. Essa altitude já é considerada por muitos como área espacial, fora da atmosfera terrestre, mas também há quem defina que esse limite só acontece mesmo a uma altura de 100 km. De qualquer maneira, o sucesso no voo desta quinta-feira (13) abre o caminho para que a companhia inicie seu programa de turismo espacial, em que realizará voos comerciais para o espaço suborbital em um futuro que fica cada vez mais próximo.

Participe do nosso Grupo de Cupons e Descontos no Whatsapp e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

E começamos esta notícia falando dos dias de azar da Virgin Galactic pois a empresa tem um histórico de promessas não cumpridas, com uma tragédia acontecendo em 2007: três pessoas foram mortas durante testes da empresa naquele ano. E tudo ficou pior em 2014, quando a nave chamada VSS Enterprise (sim, em homenagem à icônica nave da franquia Star Trek) sofreu um acidente durante um voo de teste e causou a morte de seu piloto. Novos voos de teste tripulados somente foram retomados em 2018.

Agora resta a empresa revelar quando a nave estará liberada para realizar os primeiros voos turísticos, uma vez que cerca de 600 pessoas já compraram seus ingresso antecipadamente, pagando US$ 250 mil por assento para ver a Terra lá do alto, diretamente do espaço. Nesta viagem fantástica, os passageiros passarão durante alguns minutos por uma experiência próxima da microgravidade, por sinal.

Fonte: Mashable

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.