Virgin Galactic leva mãe e filha ao espaço suborbital em voo comercial
Por Danielle Cassita • Editado por Patricia Gnipper | •

A Virgin Galactic lançou nesta quinta-feira (10) seu segundo voo comercial tripulado. Chamada Galactic-02, a missão levou três tripulantes privados rumo ao espaço suborbital, viajando a bordo do avião espacial VSS Unity.
- Exploração espacial | As missões que você precisa acompanhar em 2023
- SpaceShipTwo | Virgin Galactic faz teste suborbital após incidente há 2 anos
A missão começou às 11h30 no horário de Brasília, quando o porta-aviões VMS Eve decolou das instalações do Espaçoporto America, no Novo México. A aeronave subiu ao céu, levando o VSS Unity até a altitude de 15 km. Por volta de 12h20, o veículo acionou seus motores e seguiu viagem ao espaço suborbital.
A bordo do VSS Unity, estavam o comandante C.J. Sturckow e o piloto Kelly Latimer. Já a tripulação da missão contou com Jon Goodwin, atleta que competiu como canoísta durante os Jogos Olímpicos de 1972.
Ele estava acompanhado de Keisha Schahaff, que conseguiu o assento no VSS Unity durante um concurso para arrecadar fundos para a instituição Space for Humanity. Ela poderia convidar uma pessoa para acompanhá-la na viagem e escolheu Anastatia Mayers, sua filha.
O VSS Unity não alcança a órbita, mas ao chegar à altitude máxima em sua trajetória, proporciona alguns minutos da sensação de ausência de peso para a tripulação. Além disso, eles podem também observar a curvatura da Terra em meio à escuridão do espaço.
Segundo a empresa, o avião espacial alcançou a altitude máxima de 88,5 km. Cerca de 90 minutos depois do início da missão, o VSS Unity iniciou seu retorno para pousar no Espaçoporto America.
A missão Galactic-01, o primeiro voo comercial da Virgin Galactic, foi lançado em junho e levou ao espaço oficiais da Força Aérea Italiana. Durante a viagem, eles coletaram dados e realizaram alguns experimentos científicos.
Abaixo, você confere a reprise da Galactic-02:
Fonte: Virgin Galactic