Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Virgin Galactic lança primeiro voo comercial e já planeja os próximos

Por| Editado por Patricia Gnipper | 29 de Junho de 2023 às 15h07

Link copiado!

Virgin Galactic
Virgin Galactic

A Virgin Galactic lançou seu primeiro voo comercial nesta quinta (29). Chamada Galactic 01, a missão levou ao espaço suborbital um trio de passageiros da Itália, acompanhados por um instrutor da empresa.

A missão foi lançada às 11h40, no horário de Brasília, a partir das instalações do Spaceport America. A bordo, estavam o coronel Walter Villadei e o tenente Angelo Landolfi, ambos da Força Aérea Italiana. Eles estavam acompanhados por Pantaleone Carlucci, coordenador de projetos estratégicos do Conselho Nacional de Pesquisa na Itália.

Para o voo, a Virgin Galactic usou o porta-aviões VMS Eve, que levou o avião VSS Unity até 15 km de altitude e depois o liberou. O VSS Unity seguiu ao espaço suborbital, levando a tripulação à altitude máxima de 83 km. Depois, o veículo iniciou a trajetória de retorno. Ele pousou às 12h45, marcando o fim da missão.

Continua após a publicidade

O trio aproveitou a missão para coletar diferentes dados. Para isso, Villadei e Calucci usaram sensores para monitorar as respostas do corpo à microgravidade. Já Landolfi conduziu alguns experimentos sobre a mistura de sólidos e líquidos, e analisou como o voo afetou sua cognição.

O voo de hoje era bastante aguardado pela Virgin Galactic. A dupla de aviões foi usada em alguns voos de testes — incluindo um realizado em 2021, que contou com Richard Branson, fundador da empresa. Entretanto, os aviões passaram por um período de manutenção e atualizações, e voltaram a voar somente neste ano.

Agora, a Virgin Galactic planeja lançar a missão Galactic 02 em agosto. A companhia voltou a vender ingressos para seus voos em 2021 e afirma que centenas de passageiros já fizeram reservas de assentos no VSS Unity. Naquele ano, os ingressos custavam US$ 450 mil.

Continua após a publicidade

Abaixo, você confere a reprise do lançamento:

Fonte: Via: Space.com