Vídeo mostra sonda japonesa saltando no asteroide Ryugu ao coletar amostras

Por| 08 de Maio de 2020 às 16h21

JAXA

A espaçonave japonesa Hayabusa2 pegou amostras da superfície do asteroide Ryugu duas vezes - a primeira em fevereiro de 2019 e a segunda em julho. Agora, um novo estudo publicado pela equipe da missão detalha o que a sonda “viu” no local quando desceu à superfície da rocha - e disponibilizou um vídeo do momento de captura da amostra.

Quando a sonda tocou a superfície do Ryugu, disparou um pequeno projétil para arrancar alguns detritos da rocha. Então, deu um pequeno pulo sobre a superfície, apenas o suficiente para pegar as amostras, e voltou à sua órbita. Essas amostras chegarão à Terra ainda este ano. Até lá, os cientistas estão analisando os dados que a sonda registrou durante a manobra.

Com pouco menos de um quilômetro de diâmetro, Ryugu tem uma forma semelhante à de um diamante. De perto, parece uma pilha de entulho - afinal, ele é formado em grande parte a partir de fragmentos de um objeto que foi destruído por impactos cósmicos. Mas existem alguns padrões de cores interessantes nessa confusão: sua superfície é uma mistura de material escuro com reflexos levemente avermelhados ou azulados.

O azul é predominante nos polos e no equador, enquanto o vermelho domina as regiões de latitude média. Os pedregulhos são principalmente azulados, com manchas avermelhadas na superfície. E o local onde a Hayabusa2 pegou suas amostras era inicialmente azulado, mas foi revestido pelo vermelho depois que a poeira criada pelo projétil baixou. Por isso, a cor avermelhada na latitude média parece ser marcas de alterações ou até mesmo impactos no asteroide.

Outra possibilidade são as interações com as partículas carregadas do vento solar, capazes de gerar reações químicas na superfície de um objeto. No entanto, os pesquisadores deduzem que a cor vermelha é resultado de uma aproximação do Sol no início da vida do Ryugu. A equipe pode até mesmo estimar quando o asteroide esteve próximo do Sol examinando a idade de suas crateras de impacto.

Assim, eles calcularam que o episódio de avermelhamento ocorreu entre 300.000 e 8 milhões de anos atrás. Eles também calculam que Ryugu provavelmente se formou cerca de 9 milhões de anos antes do avermelhamento. A equipe espera que a Hayabusa2 tenha capturado parte do material avermelhado e também da rocha azul, então é possível que possam analisar todos esses pormenores sobre a história do asteroide quando a sonda chegar no final deste ano.

Fonte: ArsTechnica