Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Vídeo mostra sombra do eclipse solar híbrido na Terrra

Por| Editado por Patricia Gnipper | 20 de Abril de 2023 às 19h16

Link copiado!

JMA/Simon Proud/NCEOscience
JMA/Simon Proud/NCEOscience

O satélite meteorológico japonês Himawari registrou o raro eclipse solar híbrido que ocorreu na quarta-feira (19). O vídeo mostra a sombra da Lua percorrendo nosso planeta da esquerda para a direita, enquanto a sombra da noite avança em sentido oposto.

Em uma uma órbita geoestacionária a 36.000 km de altitude, o Himawari está bem acima da órbita da Estação Espacial Internacional (ISS). Dessa posição privilegiada, ele conseguiu observar o planeta Terra por inteiro, enquanto as lentes de um fotógrafo na ISS só conseguem capturar um "pedacinho" do globo terrestre.

As imagens do satélite não chegaram prontas, e sim na forma de dados que precisaram ser processados. Quem realizou essa tarefa foi o cientista climático Simon Proud, afiliado ao National Centre for Earth Observation, no Reino Unido, que compartilhou o vídeo produzido no Twitter.

Continua após a publicidade

Eclipses solares híbridos são muito raros — durante todo o milênio atual, apenas 4,8% dos eclipses solares serão híbridos. Neles, o planeta pode experimentar tanto um eclipse total quanto um eclipse anular. Entretanto, é impossível observar ambos em um mesmo lugar, ou seja, o que você verá no céu depende da região do planeta em que estiver.

Claro, também é importante estar em um local onde a sombra da Lua se projetará. Nenhum eclipse pode ser visível em todo o planeta, e dessa vez não foi diferente: o evento híbrido da quarta-feira foi observável apenas em lugares como Austrália Ocidental, Timor-Leste e Indonésia.