Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Vídeo mostra reação de brasileiro no espaço durante voo da Blue Origin

Por| Editado por Rafael Rigues | 06 de Junho de 2022 às 18h45

Link copiado!

Blue Origin
Blue Origin

Seis turistas espaciais foram ao espaço suborbital com a Blue Origin neste sábado (4), com a missão NS-21 — entre eles, estava Victor Hespanha, engenheiro de produção que foi sorteado para integrar a tripulação após investir em um NFT (Non-Fungible Token). O voo durou aproximadamente 10 minutos, tempo suficiente para a tripulação curtir um pouco da sensação de ausência de peso.

A missão foi lançada das instalações de Launch Site One, no Texas, o mesmo local que abrigou outros lançamentos da Blue Origin. Eles viajaram a bordo do New Shepard, um sistema formado por propulsor e cápsula, que os levou a 107 km de altitude, além Linha de Kárman, fronteira internacionalmente conhecida como o "limite do espaço", que fica a 100 km.

Dois minutos e meio após o lançamento, a cápsula foi liberada do foguete. Após a separação o foguete retorna controladamente para o solo pousando na vertical, enquanto a cápsula segue uma trajetória em arco. A partir deste momento, Hespanha e os demais turistas espaciais puderam aproveitar para flutuar livremente em microgravidade pela cabine por alguns minutos, enquanto viam a Terra imersa na escuridão do espaço:

Continua após a publicidade

Algo parecido acontece com os aviões que voam em trajetórias parabólicas (em arcos): a cada subida, os aviões produzem uma força equivalente a quase o dobro da gravidade por alguns segundos. Depois, ao chegar no topo do arco e descer, os passageiros sentem a microgravidade, flutuando por breves instantes.

Além de Victor, a missão NS-21 levou também o piloto e engenheiro Evan Dick, diretor da empresa Action Aviation e Hamish Harding, piloto de jatos comerciais. Eles estavam acompanhados por Jaison Robinson, fundador da JJM Investments, Victor Vescovo, aventureiro e cofundador da Insight Equity, e pela engenheira Katya Echazarreta.

Continua após a publicidade

Fonte: Blue Origin (Twitter)