Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Vídeo mostra novos painéis solares da Estação Espacial Chinesa

Por| Editado por Rafael Rigues | 15 de Agosto de 2022 às 14h00

Link copiado!

Xinhua/Guo Zhongzheng
Xinhua/Guo Zhongzheng

A nova estação espacial Tiangong, da China, recebeu recentemente um par de novos painéis solares. Os componentes apareceram em um vídeo, publicado pela Agência Espacial Tripulada Chinesa (CMSA).

Os novos painéis solares fazem parte do módulo Wentian, lançado à estação espacial da China no fim de julho. No vídeo, é possível perceber o ângulo dos painéis mudando conforme eles se movem, acompanhando a direção do Sol. O par de painéis mede quase 30 m de extensão e, juntos, formam uma área com mais de 55 m.

Confira o movimento dos painéis no vídeo abaixo:

Continua após a publicidade

Como são grandes, os painéis solares poderiam afetar o procedimento de acoplagem do módulo Wentian. Assim, para evitar problemas, os engenheiros decidiram aproveitar a flexibilidade dos componentes: os painéis solares foram lançados "dobrados" e, por serem muito finos, ocuparam apenas 20% do volume esperado para painéis solares tradicionais.

Os painéis foram projetados para fornecer energia à estação, que deverá permanecer permanentemente ocupada durante mais de uma década por tripulações de três ou mais astronautas. No momento, o complexo é habitado por três taikonautas (o nome dado aos astronautas chineses) da missão Shenzhou-14.

Em cerca de dois meses, a China deverá lançar o Mengtian, o terceiro e último módulo de sua estação espacial. O Mengtian será um módulo de experimentos, e também terá um grande par de painéis solares similares àqueles do Wentian.

Continua após a publicidade

Fonte: Xinhua; Via: Space.com