SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

Vídeo mostra como é voar com a nave espacial da Índia

Por| Editado por Patricia Gnipper | 24 de Outubro de 2023 às 17h57

Link copiado!

ISRO
ISRO

Um vídeo da agência espacial indiana ISRO mostra o teste de voo TV-D1 em uma nova perspectiva. A missão foi lançada no sábado (22) para a agência analisar o sistema de escape na sua cápsula espacial, e a nova sequência traz o teste registrado pelas câmeras da nave.

A missão foi lançada a partir do Centro Espacial Satish Dhawan, na ilha de Sriharikota. Ela contou com o foguete Test Vehicle, um veículo de um só estágio criado especialmente para o teste de voo.

Confira:

Continua após a publicidade

O vídeo oferece uma visão especial das principais etapas do teste. Logo no início, a sequência mostra o acionamento dos motores no foguete. Em seguida, ocorre a separação da cápsula e o acionamento dos motores de escape, criando quatro plumas brilhantes e simétricas ao redor dela.

Finalmente, acontece a separação do sistema de escape da cápsula, seguida da abertura de paraquedas. O procedimento foi um sucesso, e terminou com a nave descendo ao mar na Baía de Bengal, a cerca de 10 quilômetros do litoral de Sriharikota.

O teste representa uma etapa necessária para o Projeto Ganganyaan, que tem o objetivo de lançar em 2025 uma missão tripulada com três dias de duração. Durante o voo, os astronautas vão orbitar a Terra a 400 km de altitude, finalizando a missão com um retorno seguro ao nosso planeta.

Continua após a publicidade

Mas, até lá, a Índia ainda precisa completar outros testes. Segundo um anúncio do governo do país, um deles deve acontecer no ano que vem, com o envio de um robô ao espaço.