SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

Índia testa sistema para futura missão espacial tripulada

Por| Editado por Patricia Gnipper | 23 de Outubro de 2023 às 18h12

Link copiado!

ISRO
ISRO

A Índia fez no sábado (21) o primeiro teste do sistema de escape em sua nova cápsula tripulada. O procedimento foi executado sem astronautas a bordo e mostrou que, se algum problema acontecer durante o lançamento, a cápsula poderia ser ejetada do foguete. A agência espacial indiana ISRO publicou imagens do teste no X, o antigo Twitter.

Chamado TV-D1, o procedimento lançou às 1h30 (horário de Brasília) uma versão não pressurizada do módulo da tripulação da nave Ganganyaan, junto de seu sistema de escape. O teste foi realizado no Centro Espacial Satish Dhawan.

Continua após a publicidade

Durante o procedimento, a cápsula voou instalada sobre um foguete de um único estágio, que foi construído especialmente para a missão. O objetivo era que o módulo e o sistema se separassem do foguete quando chegassem à altitude de 12 km; depois, eles deveriam acionar o motor de escape.

Em seguida, o módulo da tripulação e o sistema de escape precisavam se separar a 17 km de altitude. Por fim, o módulo da tripulação iria usar seus paraquedas para descer ao mar em um local a 10 km do litoral de Sriharikota. Segundo a publicação da ISRO, todas as etapas foram cumpridas com sucesso.

O teste marca uma das primeiras etapas do programa Ganganyaan ("veículo ao céu", em sânscrito) que tem o objetivo de levar um trio de tripulantes ao espaço durante uma missão de três dias. Se tudo correr bem, a Índia vai se tornar o quarto país a levar humanos ao espaço.

Até lá, a nação precisa primeiro mostrar que a sua cápsula pode trazer tripulantes de volta à Terra, e o sucesso do TV-D1 representa uma etapa importante para isso. Recentemente, o país anunciou que quer montar uma estação espacial na órbita da Terra até 2035, e planeja levar astronautas à Lua em 2040.