/i341085.jpeg)
Vídeo da SpaceX mostra novo propulsor da nave Crew Dragon em ação
A SpaceX segue com sua missão de levar astronautas americanos ao espaço no futuro próximo. Depois de alguns problemas, que incluíram a explosão de um veículo não tripulado em abril e uma breve troca de farpas entre Elon Musk e o administrador da NASA, Jim Bridenstine, as coisas começam a funcionar como esperado.
Pouco mais de duas semanas depois de Musk e Bridenstine se encontrarem e chegarem a um acordo para seguir com os testes com a nave Crew Dragon, a SpaceX divulgou um vídeo em sua conta no Twitter em que mostra o novo sistema de escape de lançamento da nave.
Test of Crew Dragon’s upgraded launch escape system ahead of static fire and in-flight abort tests – altogether we are conducting hundreds of tests to verify the system's advanced capabilities to carry astronauts to safety in the unlikely event of an emergency pic.twitter.com/a4FucMh85l
— SpaceX (@SpaceX) October 24, 2019
“Teste do sistema de escape de lançamento aprimorado da Crew Dragon antes dos testes de fogo estático e abortamento em voo”, diz a publicação. “Ao todo, realizaremos centenas de testes para verificar os recursos avançados do sistema para transportar os astronautas em segurança no improvável caso de um emergência”.
Esse teste de propulsor é apenas uma das etapas iniciais do desenvolvimento da nave. A SpaceX ainda deve realizar teste de aborto de lançamento para saber se a cápsula consegue se separar com sucesso de um foguete após a decolagem, caso aconteçam problemas que comprometam a missão, bem como a vida dos astronautas a bordo.

A Crew Dragon já está alguns anos atrasada, e é uma das apostas da NASA para voltar a lançar astronautas americanos ao espaço sem depender de outras nações. A explosão de um protótipo da nave em abril chegou a levantar a possibilidade de a agência americana ampliar a parceria com o programa russo Soyuz, que vem transportando astronautas dos EUA à Estação Espacial Internacional desde 2011.
A previsão é que a SpaceX consiga iniciar os voos tripulados com a Crew Dragon até o final de março de 2020.
Fonte: Twitter/SpaceX
Gostou dessa matéria?
Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.