Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Criticado pela NASA, Elon Musk promete finalizar espaçonave Crew Dragon em breve

Por| 30 de Setembro de 2019 às 23h40

Link copiado!

Criticado pela NASA, Elon Musk promete finalizar espaçonave Crew Dragon em breve
Criticado pela NASA, Elon Musk promete finalizar espaçonave Crew Dragon em breve
Tudo sobre SpaceX

A nave Crew Dragon, da SpaceX, pode estar pronta para levar astronautas da NASA ao espaço dentro de três a quatro meses. Ao menos essa é a promessa de Elon Musk, CEO da empresa. Esse é um momento aguardado com muita expectativa, pois será a primeira vez em quase uma década que seres humanos são enviados para a órbita terrestre a partir de solo americano. Desde o cancelamento do programa de ônibus espaciais da NASA em 2011, os lançamentos de tripulações à Estação Espacial Internacional (ISS) têm sido feitos pelo veículo russo Soyuz, mas esta parceria entre Rússia e EUA está chegando ao fim, e por isso a Crew Dragon é tão importante.

De acordo com Elon Musk, a empresa está "indo o mais rápido possível" para deixar a nave pronta para o voo, mas Jim Bridenstine, administrador da NASA, disse em uma entrevista que não está confiante nesse cronograma. Para ele, a agência espacial norte-americana provavelmente terá que comprar mais passagens nas espaçonaves fabricadas na Rússia em 2020, se os EUA quiserem continuar enviando seus astronautas à ISS.

Acontece que a Crew Dragon está alguns anos atrasada, e Bridenstine não está contagiado com o otimismo de Musk. Além da nave da SpaceX, a NASA está aguardando uma cápsula construída pela Boeing, a Starliner, que também está bem atrasada. A previsão original da NASA era que as espaçonaves de ambas as empresas estariam em funcionamento em 2017.

Embora a Crew Dragon tenha chegado à ISS com sucesso em uma missão de testes, em março, a SpaceX foi surpreendida com um imprevisto. A cápsula deveria lançar astronautas em julho, mas explodiu em abril durante um teste não-tripulado em solo de seu sistema de emergência, o que acabou atrasando ainda mais o cronograma.

Continua após a publicidade

Troca de farpas

Na semana passada, Bridenstine criticou Musk no Twitter por fazer uma apresentação no Texas sobre o ambicioso foguete Starship, que pretende levar seres humanos à Lua e a Marte, enquanto a Crew Dragon ainda está atrasada. "Estou ansioso pelo anúncio da SpaceX", disse Bridenstine antes da apresentação. "Enquanto isso, o Commercial Crew [programa de desenvolvimento de tecnologia espacial financiado pelo governo dos EUA e administrado pela NASA] está anos atrasado. A NASA espera ver o mesmo nível de entusiasmo focado nos investimentos do contribuinte americano. É hora de entregar".

Em uma entrevista durante a apresentação do protótipo da Starship, Musk retrucou a crítica de Bridenstine, em tom de humor: "Ele disse Commercial Crew ou SLS?" O SLS, ou Space Launch System, é um foguete que a Boeing está construindo para a NASA, projeto que sofreu anos de atrasos e aumento de custos em bilhões de dólares.

Continua após a publicidade

Em resposta à provocação, Bridenstine disse reconhecer que "muitos contratados da NASA estão atrasados" e ele quer responsabilizar todos por atrasos. Ele também observou que a NASA gasta US$ 85 milhões por cada lugar na Soyuz para enviar astronautas norte-americanos à ISS, e questionou a SpaceX no Twitter porque quer garantir que as empresas parceiras do Commercial Crew Program estejam "focados nas coisas certas".

Além disso, o administrador da NASA se referiu à explosão da Crew Dragon como uma "falha catastrófica", acrescentando que uma das razões pelas quais ele é cético em relação à ideia de que a cápsula estará pronta dentro do prazo prometido por Elon Musk é porque o sistema de emergência atualizado ainda não foi testado. Por sua vez, Musk disse que uma espaçonave com o novo sistema de emergência chegaria à Flórida em outubro, para que possa ser submetida a testes finais. A Boeing ainda não lançou sua missão não-tripulada de demonstração da Starliner, vale lembrar.

Fonte: CNN