Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Vídeo da NASA mostra fogo em nave espacial durante experimento

Por| Editado por Luciana Zaramela | 15 de Fevereiro de 2024 às 17h15

Link copiado!

NASA
NASA
Tudo sobre NASA

A NASA anunciou o fim da missão Saffire (sigla de Spacecraft Fire Safety Experiment), marcando o encerramento de oito anos de estudos sobre o comportamento do fogo no espaço. O experimento final da sequência é o Saffire-VI, que foi lançado à Estação Espacial Internacional (ISS) em agosto de 2023 e encerrou sua missão em janeiro, quando a espaçonave Cygnus reentrou na atmosfera e foi queimada.

Assim como aconteceu durante os experimentos anteriores, o Saffire-VI foi executado em uma unidade no interior da espaçonave Cygnus sem tripulação. Ela havia saído da ISS, o que garante a segurança do laboratório orbital e proporciona dados mais representativos do ambiente de voo durante o experimento.

Desta vez, a unidade de testes recebeu maior concentração de oxigênio e menor pressão, como uma forma de simular as condições na espaçonave. Mas, assim como aconteceu nos Saffire-VI anteriores, a NASA e seus parceiros da Northrop Grumman ajustaram as condições do ar na nave e acenderam uma chama.

Continua após a publicidade

O fogo foi direcionado a um fio costurado em tecidos de acrílico, algodão, Nomex (uma fibra resistente a chamas), entre outros. O vídeo abaixo mostra o processo na prática. A parte central das imagens mostram o experimento visto de frente, e as do canto direito, na lateral.

Confira:

“A unidade de fluxo Saffire é um túnel de vento. Estamos empurrando o ar através dele, e depois que as condições de teste são definidas, passamos a corrente elétrica por um fio fino e os materiais se inflamam”, explicou Gary Ruff, gerente de projeto no Centro de Pesquisa Glenn. Depois, as câmeras na unidade ajudaram a equipe a observar a chama, enquanto sensores remotos coletaram dados sobre o que ocorria dentro da Cygnus.

Um aspecto interessante do experimento é que ele mostra as diferenças do comportamento do fogo na microgravidade em comparação com a gravidade terrestre. É que, devido à diferença de gravidade, os gases aquecidos não sobem e fazem com que a combustão ocorra em temperaturas menores e usando menos oxdigênio.

Os experimentos Saffire podem ter chegado ao fim, mas proporcionaram dados de enorme importância sobre o comportamento do fogo. Com estas informações, a NASA pode criar espaçonaves mais seguras, necessárias para as futuras missões espaciais que prometem levar humanos para ainda mais longe no espaço.

Fonte: NASA