Publicidade

NASA incendeia nave para entender como o fogo age na microgravidade; confira!

Por| 12 de Fevereiro de 2021 às 21h30

Link copiado!

Reprodução/NASA
Reprodução/NASA
Tudo sobre NASA

Em janeiro, a NASA fez mais um experimento da série Spacecraft Fire Safety (Saffire), com o objetivo de investigar o comportamento de materiais inflamáveis no espaço. Desta vez, para o experimento Saffire-V, uma nave Cygnus, da Northrop Grumman, foi incendiada após deixar a Estação Espacial Internacional (ISS) com resíduos em seu interior.

Durante o procedimento, as equipes de operação em solo reduziram a pressão da nave e a preencheram com oxigênio para imitar as condições atmosféricas de futuros veículos tripulados. Após o início da ignição, os sensores e câmeras integrados à estrutura da nave monitoraram as variações de temperatura, crescimento das chamas e mudanças no oxigênio.

Confira como foi o experimento:

Continua após a publicidade

Esse foi o experimento mais recente focado no comportamento do fogo no espaço para as equipes verificarem como aumentar a proteção dos astronautas em missões de longo prazo, e os dados serão utilizados para melhorar a detecção das chamas: “vamos poder modelar cenários de incêndios e aumentar nossa confiança em estratégias de segurança”, explicou Gary A. Ruff, gerente de projeto do Saffire. O experimento durou mais de 26 horas e, depois, a Cygnus queimou na atmosfera da Terra conforme o planejado.

Segundo Gary, os níveis de oxigênio elevado mostraram que as chamas foram mais energéticas, o que causaria mais impactos no veículo. O comportamento do fogo na microgravidade é bem diferente do que vemos na Terra, porque, sem a gravidade, os gases quentes não sobem. Além disso, a combustão se inicia a temperaturas menores e com menos oxigênio; por isso, os pesquisadores do experimento explicam que os materiais usados para apagar incêndios nestas condições teriam que ser mais concentrados do que aqueles que temos em nosso planeta.

Futuramente, a NASA planeja realizar outro experimento Saffire, mas ainda não especificou quando este será lançado ou qual será o foco do estudo. Este experimento e outros que já foram realizados fazem parte do objetivo de entender os riscos e comportamentos do fogo no espaço visando a segurança dos astronautas do programa Artemis, que irão explorar a Lua e, eventualmente, Marte.

Continua após a publicidade

Fonte: NASA, Space.com