Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Zoom em foto do James Webb mostra todo o poder do novo telescópio

Por| 12 de Julho de 2022 às 18h15

Link copiado!

NASA
NASA
Tudo sobre NASA

A NASA divulgou nesta terça-feira (12) as cinco primeiras imagens feitas com o telescópio espacial James Webb, que durante as próximas duas décadas nos ajudará a desvendar os segredos do universo. E é justamente a primeira imagem, apresentada pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que nos dá uma ideia da capacidade do instrumento.

Ela mostra uma região do espaço conhecida como SMACS 0723 (mais precisamente, “SMACS J0723.3-7327”), um aglomerado de galáxias na constelação sul de Volans, o Peixe voador, localizado a 4,6 bilhões de anos-luz de distância.

Mas foi um tuíte publicado por Eric Pilon-Bignell que nos deu uma dimensão da imensidão do universo e da escala na qual os astrônomos trabalham. Usando o Worldwide Telescope, um “telescópio virtual” que reúne dados de vários observatórios, criado pela Associação Astronômica Americana, ele colocou a região fotografada pelo Webb em contraste com o céu observável aqui da Terra.

Continua após a publicidade

Como disseram os próprios astrônomos da NASA, em relação ao céu observável a região fotografada é “do tamanho de um grão de areia, sobre a unha do dedão em um braço estendido à sua frente”.

Para formar essa imagem, a Near-Infrared Camera (NIRCam) fotografou a área em diferentes comprimentos de onda, totalizando 12,5 horas de observação. Este foi o tempo necessário para obter tanta informação dos fótons que atingiram os espelhos do telescópio.

Se tudo isso apareceu em um pedacinho tão pequeno do céu, imagine o que vem por aí nos próximos meses ou anos!