SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

Novo vídeo mostra como o Sol está bastante agitado ultimamente

Por| Editado por Patricia Gnipper | 13 de Novembro de 2023 às 11h50

Link copiado!

NASA/SDO/AIA
NASA/SDO/AIA

Um novo vídeo mostra em poucos minutos a agitada atividade do Sol. A animação foi feita com fotos tiradas em outubro pelo astrofotógrafo Miguel Claro, que mostram o disco solar e os fenômenos ocorrendo nele.

Segundo Miguel, o vídeo “mostra várias estruturas interessantes em movimento, como proeminências em erupção, filamentos, regiões ativas com explosões pequenas, pequenas espículas dançando como cabelos ao vento e uma linha delicada de plasma”.

Confira:

Continua após a publicidade

A sequência traz o plasma preso nos campos magnéticos solares a centenas de quilômetros acima da fotosfera (camada considerada a superfície do Sol). Ali, o plasma é liberado em direção ao espaço.

O vídeo foi produzido a partir de três terabytes de dados. “O resultado final é um filme solar de alta resolução 5K composto por 246 imagens ao longo de cerca de 3h”, relatou.

Fenômenos do Sol

Continua após a publicidade

Entre as estruturas registradas no vídeo, estão os filamentos, formados em regiões magnéticas que mantêm gases frios e densos suspensos sobre a superfície solar. Quando um filamento é visto na lateral, contra o céu, ele passa a ser chamado de proeminência solar.

Já as regiões ativas são as grandes concentrações de campos magnéticos no Sol. É nelas que ocorrem fenômenos intensos, como erupções, cujas partículas podem afetar a Terra e outros planetas.

Fonte: Miguel Claro