Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Veja o polo norte da lua Europa em registro inédito feito pela sonda Juno

Por| Editado por Patricia Gnipper | 01 de Novembro de 2021 às 13h30

Link copiado!

NASA/SwRI/MSSS/Andrea Luck
NASA/SwRI/MSSS/Andrea Luck
Tudo sobre NASA

A sonda Juno vem proporcionando novas descobertas sobre Júpiter desde 2016 e, além de estudar o gigante gasoso, a sonda também traz novidades sobre algumas de suas luas. Agora, a Juno forneceu uma visão de uma região da lua Europa, que, até então, estava invisível. Enquanto seguia em sua missão primária para examinar a atmosfera do planeta, a sonda conseguiu fazer o primeiro registro do polo norte de Europa, quando estava a aproximadamente 80 mil quilômetros de distância.

A imagem foi processada por Andrea Luck, cientista cidadão que trabalhou com as informações da câmera JunoCam, a bordo da sonda. Os pixels individuais foram renderizados com resolução de 50 km a 60 km e, embora não seja tão alta, a resolução foi suficiente para nos permitir ver algumas características da região, como mudanças na refletividade da luz (o albedo) em uma lua que, geralmente, já é bem brilhante por si só. Segundo os oficiais da NASA, sobrevoos futuros vão mostrar o polo norte de Europa com mais clareza.

Continua após a publicidade

Segundo Scott Bolton, investigador principal da missão Juno, a visão de Europa ficará melhor no ano que vem, quando a nave se aproximar da região polar e ficar a apenas algumas centenas de quilômetros dela. “Esse é um ótimo exemplo e um gostinho do que está por vir”, comentou Bolton durante uma coletiva de imprensa realizada no último dia 28 para a divulgação de novos dados sobre a atmosfera de Júpiter.

Futuramente, Europa será visitada por duas grandes missões: a JUpiter ICy moons Explorer (JUICE), da Agência Espacial Europeia (ESA), que deve ser lançada em 2022 para sobrevoar esta e outras luas de Júpiter; e a Europa Clipper, da NASA, cujo lançamento está previsto para 2024 e focará somente neste satélite natural joviano. Ambas devem chegar lá e iniciar suas atividades em meados de 2030.

Fonte: Space.com