Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Veja o furacão Ian chegando à Flórida em vídeo filmado pela NASA na ISS

Por| Editado por Patricia Gnipper | 29 de Setembro de 2022 às 11h19

Link copiado!

NASA/Twitter
NASA/Twitter
Tudo sobre NASA

A chegada do furacão Ian ao litoral da Flórida, nesta quarta-feira (28), foi registrada em diferentes imagens, capturadas por câmeras a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS). Nos registros, o furacão aparece se aproximando de Cayo Costa, a sudoeste do estado norte-americano, com ventos soprando a mais de 240 km/h.

A NASA transmitiu ao vivo imagens do furacão capturadas a bordo da estação, enquanto esta sobrevoava nosso planeta a cerca de 400 km de altitude. Um pouco após a transmissão, o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC) anunciou que o Ian chegava a Cayo Costa como “um furacão extremamente perigoso”.

Confira:

Continua após a publicidade

Esta não foi a primeira vez que o furacão Ian foi registrado em órbita. Os astronautas a bordo da estação também estão acompanhando o furacão, e capturaram algumas imagens dele na segunda-feira (26) na direção sul de Cuba, enquanto ganhava força e seguia em direção à Flórida.

Veja abaixo as imagens divulgadas pela NASA no início da semana:

Continua após a publicidade

Segundo uma atualização publicada pelo NHC nesta quarta-feira (28), o centro do furacão deverá passar pelo centro da Flórida, seguindo para o oceano Atlântico até o fim da quinta-feira. “As previsões mostram que o Ian vai virar para o norte na sexta-feira, e se aproximará do litoral nordeste da Flórida, além dos litorais da Geórgia e da Carolina do Sul”, escreveram.

Os oficiais da Flórida evacuaram os moradores das regiões que fazem parte da trajetória do furacão. Enquanto isso, a NASA decidiu adiar alguns lançamentos espaciais: o foguete Space Launch System e a cápsula Orion, que estavam posicionados para lançar a missão Artemis I, foram levados de volta ao prédio Vehicle Assembly Building para seguirem protegidos durante a passagem da tempestade.

Já o lançamento da missão Crew-5, que levará novos astronautas à Estação Espacial Internacional, foi adiado para o dia 5 de outubro. O foguete Falcon 9 e a cápsula Crew Dragon que serão usados seguem em um hangar da SpaceX no Kennedy Space Center, na Flórida.

Fonte: Via: Space.com