Publicidade

Veja fotos do "eclipse" de Marte causado pela Lua nesta terça-feira (31)

Por| Editado por Patricia Gnipper | 31 de Janeiro de 2023 às 12h33

Link copiado!

Observatório Zênite
Observatório Zênite

Na madrugada desta terça-feira (31), ocorreu uma uma ocultação de Marte pela Lua. Durante o evento, nosso satélite natural passou à frente do Planeta Vermelho em nossa perspectiva de observação, criando uma espécie de “eclipse”. A ocultação foi visível dos Estados Unidos, México, Caribe, América Central e em alguns estados do Brasil — mais especificamente, em Roraima e no Amazonas.

As ocultações lunares ocorrem quando a Lua parece passar à frente de algum objeto no céu, como planetas, estrelas e até asteroides. Como está pertinho da Terra, a Lua se move relativamente rápido, de modo que as ocultações lunares de planetas não costumam durar mais que uma hora, em média.

Continua após a publicidade

O evento foi visível a olho nu, e quem conseguiu acompanhá-lo conferiu Marte desaparecendo por trás da Lua. Algum tempo depois, o planeta ressurgiu em nossa perspectiva de visão, oferecendo uma bela oportunidade para fotos. No Brasil, quem quis acompanhar a Lua “escondendo” Marte precisou contar com céu limpo e sem obstruções no horizonte, já que os astros estavam bastante baixos no céu.

Além disso, foi preciso dormir um pouco mais tarde: em Manaus, por exemplo, a ocultação ficou visível somente por volta das 2h40 da madrugada. Já em São Paulo, foi possível observar os astros em conjunção até o início da madrugada, por volta da 1h da manhã.

Fotos do “eclipse” de Marte pela Lua

Caso você não tenha conseguido observar o fenômeno, o Canaltech separou algumas imagens incríveis do "eclipse" de Marte pela Lua.

Continua após a publicidade

Confira:

Continua após a publicidade