Publicidade

Destaque da NASA: Marte passeia por trás da Lua na foto astronômica do dia

Por| Editado por Patricia Gnipper | 15 de Dezembro de 2022 às 18h49

Link copiado!

Tomas Slovinsky/APOD
Tomas Slovinsky/APOD

Na noite de 7 de dezembro, a Lua ocultou Marte no céu e ofereceu aos astrofotógrafos a oportunidade rara de registrar o percurso do Planeta Vermelho por trás do disco lunar. Foram várias imagens incríveis e uma delas é hoje o destaque da NASA.

Muitas fotografias da ocultação de Marte que circularam pelas redes sociais foram produzidas com grande qualidade técnica, além de detalhes como as crateras lunares em destaque. Contudo, algumas imagens chamaram a atenção pela criatividade dos autores.

Na cidade de Kosice, no leste da Eslováquia, o evento de ocultação aconteceu pouco antes do nascer do Sol. Com uma sequência de exposições em timelapse com o uso de um telescópio, o fotógrafo Tomas Slovinsky montou a imagem abaixo.

Continua após a publicidade

Não deve ter sido uma tarefa trivial, pois Marte levou cerca de uma hora para desaparecer atrás da Lua e reaparecer do outro lado. O resultado mostra que, à medida que as exposições eram feitas, o céu permanecia escuro de um lado, enquanto o outro começava a clarear.

Além da coloração avermelhada característica de Marte, a própria Lua ganhou tons quentes entre o laranja e o vermelho em seu lado mais próximo do lado menos escuro do céu. Esta foi a última Lua Cheia de 2022.

Ocultações como esta não são vistas em todas as regiões do planeta — na verdade, elas só são visíveis para uma pequena parte da superfície da Terra. Para algumas partes do Atlântico Sul, sul da África e Oceano Índico, a oportunidade de observar a ocultação de Marte será no dia 3 de janeiro.

Continua após a publicidade

Fonte: APOD