Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Confira as melhores fotos da ocultação de Marte pela Lua!

Por| Editado por Patricia Gnipper | 09 de Dezembro de 2022 às 18h07

Link copiado!

Griffith Observatory
Griffith Observatory

Na quarta-feira (7), a Lua ocultou Marte no céu noturno, oferecendo aos observadores uma visão astronômica espetacular e, aos astrofotógrafos, uma grande oportunidade para tirar fotos incríveis. E claro que eles aproveitaram para compartilhar suas imagens nas redes sociais, sendo uma mais sensacional que a outra.

Alguns observadores, por estarem em regiões mais privilegiadas, tiveram uma experiência ainda melhor. O Observatório Griffith, por exemplo, localizado na Califórnia, obteve uma excelente visão da Lua e de Marte. Você pode acompanhar o evento no vídeo em timelapse abaixo, filmado pelo observatório:

Continua após a publicidade

Já o astrofotógrafo Andrew McCarthy, que produziu uma das imagens mais impressionantes da Lua do ano, ao lado do colega Connor Matherne, publicou uma foto que poderia facilmente ter sido obtida por uma sonda na órbita lunar. Mas foi tirada aqui da Terra mesmo, usando um telescópio com uma câmera especial de alta velocidade. Veja:

Tom Williams, um jovem astrofotógrafo de 20 anos, produziu uma imagem combinando várias fotografias. Para compor a foto, ele usou diferentes capturas, cada qual destacando um aspecto do cenário. Assim, ao montar o mosaico abaixo, obteve o melhor de cada objeto.

Continua após a publicidade

E o fotógrafo John Kraus, que costuma fotografar lançamentos de foguetes, conseguiu uma imagem com muitos detalhes. O destaque vai para a cratera lunar Tycho, conforme você vê abaixo:

Enquanto isso, o astrônomo Phil Plait, bastante conhecido pelo seu blogBad Astronomy, fotografou o fenômeno apenas com uma luneta e a câmera de um celular. Veja que incrível:

Continua após a publicidade

Por fim, o Canaltech vasculhou as redes sociais em busca de mais belos registros como os destacados acima, e selecionou mais alguns que vale a pena admirar:

Continua após a publicidade