Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

SpaceX usará nave Dragon modificada para levar cargas à estação lunar Gateway

Por| 27 de Março de 2020 às 17h15

Link copiado!

SpaceX
SpaceX
Tudo sobre SpaceX

A NASA escolheu a SpaceX como a primeira fornecedora a entregar cargas experimentais e suprimentos para a Gateway, estação espacial que a agência enviará para orbitar a Lua. Outras empresas devem ser selecionadas futuramente, mas a companhia de Elon Musk saiu à frente ao já garantir que transportará cargas a esta plataforma.

Com este contrato, a SpaceX desempenhará um papel importante não apenas nas próximas missões do Programa Artemis (que enviará novos astronautas à Lua em 2024), mas também nos primeiros passos reais da NASA rumo a Marte. É que, com o estabelecimento da presença humana permanente na Lua, a NASA pretende ganhar a experiência necessária para criar a primeira missão tripulada ao Planeta Vermelho.

Continua após a publicidade

De acordo com a NASA, os planos são de lançar várias missões de fornecimento nas quais a espaçonave de transporte permanecerá na Gateway durante seis ou até 12 meses, antes de voltar à Terra. Esses contratos são de preço fixo, porém com quantidades indefinidas de entregas, e garantem no mínimo duas missões para cada empresa que prestar esses serviços. O valor de todos os contratos será de no máximo US$ 7 bilhões.

Para transportar as cargas à estação Gateway nessas missões, a SpaceX usará uma nova variante de sua espaçonave Dragon, chamada DragonXL. Ela será capaz de transportar mais de 5 toneladas e será lançada pelo foguete Falcon Heavy, também da SpaceX.

Ainda teremos que esperar algum tempo para ver a primeira dessas missões ser lançada. O plano atual da NASA é lançar o primeiro módulo da Gateway em 2022, e levará algum tempo até que a estação esteja pronta para receber as primeiras espaçonaves recheadas de cargas.

Fonte: NASA