Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Veja as fotos mais incríveis do eclipse solar desta quinta-feira (10)

Por| Editado por Patricia Gnipper | 10 de Junho de 2021 às 11h50

Link copiado!

NASA/Bill Ingalls)
NASA/Bill Ingalls)

Por volta das 5h12 (horário de Brasília) desta quinta-feira (10), aconteceu um eclipse solar anular. O evento, assim como o eclipse solar total, se dá pelo alinhamento entre a Terra, Lua e Sol, mas com uma diferença crucial: nosso satélite natural não cobre o Sol por completo no eclipse anular, que acontece quando a Lua está mais distante da Terra e, portanto, seu diâmetro aparente não cobre todo o disco solar. Dessa maneira, a partir da perspectiva terrestre, enxergamos um “anel de fogo” ao redor da sombra lunar.

Infelizmente, só foi possível observar o eclipse solar anular em regiões do hemisfério norte como Canadá, Rússia e Groenlândia. Já em partes dos EUA, Europa e Ásia, o eclipse foi visível de maneira parcial.

Este foi o primeiro eclipse solar de 2021 — o segundo está previsto para 4 de dezembro —, e será o único do tipo anular neste ano. No Brasil, o próximo eclipse anular acontecerá somente em 14 de outubro de 2023 e poderá ser visto em seu auge nas cidades de Natal e João Pessoa. Enquanto esse dia não chega, podemos admirar os eclipses solares visíveis em outras regiões do mundo, graças a registros feitos em tais localidades.

Continua após a publicidade

Veja as fotos do eclipse solar anular de 2021

Embora os brasileiros tenham ficado de fora deste espetáculo, o eclipse solar anular foi transmitido ao vivo em diversas plataformas ao redor do mundo e também registrado por entusiastas, além de agências espaciais e observatórios — e as redes sociais estão repletas de imagens incríveis deste evento.

Confira, a seguir, uma seleção de fotos que revelam o espetáculo no céu:

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Abaixo, você vê o vídeo da NASA com a transmissão completa do eclipse, registrado por um telescópio posicionado ao norte do Canadá: