Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Veja a primeira foto de Marte tirada pela sonda Hope, dos Emirados Árabes Unidos

Por| 15 de Fevereiro de 2021 às 12h07

Link copiado!

Agencia Espacial dos Emirados Árabes
Agencia Espacial dos Emirados Árabes

Na última terça-feira (9), após sete meses de viagem interplanetária, a sonda Hope Mars chegou no Planeta Vermelho, fazendo dos Emirados Árabes Unidos a quinta nação da Terra a entrar na órbita marciana. Para celebrar, a agência espacial do país árabe divulgou neste domingo (14) a primeira foto de Marte capturada por sua nave.

A imagem abaixo foi transmitida pela sonda enquanto ela chegava a uma distância de 25 mil km acima da superfície do planeta, de acordo com a agência. Após se aproximar, a Hope realizou uma manobra de inserção orbital, às 12h30 (horário de Brasília) do dia 9 de fevereiro. Para entrar corretamente em órbita, os seis propulsores da nave foram ativados por 27 minutos no objetivo de reduzir a velocidade de 120 mil km/h para 18 mil km/h.

Continua após a publicidade

Planejada para permanecer na órbita do Planeta Vermelho, a Hope Mars não pousará em solo marciano. Aliás, a equipe da missão planeja realocar a nave em outra órbita no mês de maio, para que ela voe em torno de Marte a cada 55 horas. O objetivo da missão é coletar dados através de três instrumentos científicos a bordo da sonda para estudar alguns dos fenômenos atmosféricos de lá. Isso inclui o clima na superfície, as camadas atmosféricas e os eventos que levaram os átomos de hidrogênio e oxigênio para o espaço.

A Hope Mars foi a primeira missão a chegar este mês ao Planeta Vermelho. Na semana anterior, mais precisamente na sexta-feira (12), a missão chinesa Tianwen-1 também entrou com sucesso na órbita marciana e registrou imagens do processo de inserção. Já a missão dos Estados Unidos, a Mars 2020, deve pousar na superfície de Marte na quinta-feira (19).

Fonte: Sheikh Mohamed bin Zayed Al Nahyan/Twitter