Publicidade

Curiosity e InSight são fotografados por sonda orbital da NASA em Marte

Por| 17 de Outubro de 2019 às 23h50

Link copiado!

NASA
NASA
Tudo sobre NASA

A sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO), que recentemente enviou imagens fascinantes de uma avalanche de gelo e poeira na superfície de Marte, agora capturou fotos de outros exploradores da NASA presentes no Planeta Vermelho: a sonda InSight e o rover Curiosity.

Com a sua câmera HiRISE (High-Resolution Imaging Science Experiment), a MRO tem monitorado o local de pouso da InSight na região marciana chamada Elysium Planitia em busca de mudanças na superfície. No dia 23 de setembro de 2019, a MRO estava orbitando o planeta a uma altitude de 272 quilômetros acima da superfície, quando conseguiu a melhor visão que a NASA já obteve da InSight a partir do espaço.

Essa foto mostra claramente os dois painéis solares circulares em ambos os lados do equipamento. Na ampliação da imagem, há um ponto brilhante na parte inferior - é a cobertura em forma de cúpula que protege o sismômetro da InSight. Também há um círculo escuro ao seu redor, que é resultado da ação dos propulsores da nave durante o pouso enquanto as “dust devils” (redemoinhos de poeira) de Marte criaram as faixas escuras que você vê na diagonal, pela superfície.

Continua após a publicidade

Mas por que essa imagem é a melhor que a NASA tem a partir do espaço? Bem, há fatores que ajudaram a torná-la mais nítida que as anteriores. Por exemplo, desta vez havia menos poeira no ar, e a iluminação estava ótima para evitar os reflexos brilhantes da sonda ou de seus painéis solares. Em outras imagens, esses reflexos acabaram atrapalhando. Claro, no caso da cúpula protetora do sismômetro, não há muito o que se fazer, pois seu próprio formato gera reflexos.

Além disso, a HiRISE também acompanha o Curiosity, que fica a aproximadamente 600 quilômetros da InSight. Na animação abaixo, podemos ver um trecho percorrido pelo rover:

Este GIF foi divulgado nesta quinta-feira (17) pela agência espacial e mostra a posição do rover enquanto percorria 337 metros pela região entre 31 de maio e 20 de julho deste ano. Se você olhar atentamente, verá inclusive as trilhas deixadas pelas rodas do Curiosity na superfície!

Continua após a publicidade

Fonte: NASA/JPL