Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Três chuvas de meteoros acontecem nesta semana! Saiba como ver

Por| Editado por Rafael Rigues | 28 de Julho de 2022 às 17h00

Link copiado!

 Prokhor Minin/Unsplash
Prokhor Minin/Unsplash

Um trio de chuvas de meteoros vai brilhar no céu nas próximas noites. A primeira delas é a Piscis Austrinídeos, cujo pico começa nesta quinta-feira (28); já as chuvas Delta Aquáridas Austrais e Alfa Capricornídeos terão seus picos no sábado (30). O período de pico deverá durar aproximadamente 48 horas, e todas poderão ser observadas no Brasil.

O radiante (nome dado ao ponto de onde os meteoros parecem vir) da chuva Piscis Austrinídeos é na constelação Peixe Austral, que ficará acima do horizonte na direção leste a partir das 19h21, no horário de Brasília; a chuva deverá se manter visível até o amanhecer, por volta das 6h17. O esperado é que essa chuva traga aproximadamente cinco meteoros por hora, e o melhor horário para vê-los é por volta das 2h ou 3h da madrugada, quando o radiante estará no ponto mais alto do céu, na direção sudoeste.

Continua após a publicidade

Já a chuva Delta Aquáridas Austrais tem dois radiantes. Um deles, o boreal, é mais visível no hemisfério norte; já o austral é mais visível no hemisfério sul, sendo também o mais ativo; no caso do Brasil, procure a chuva em direção à constelação de Aquário. O melhor horário para acompanhá-la é entre 2h e 3h da madrugada, quando ela estará na direção noroeste. Esta chuva pode exibir entre 20 e 30 meteoros por hora, mas vale lembrar que esta quantidade só pode ser vista nas melhores condições de observação.

Por fim, a chuva Alfa Capricornídeos fecha a sequência dos fenômenos com meteoros mais luminosos e há até chances de ocorrerem bolas de fogo, ou seja, meteoros com brilho comparável àquele de Vênus no céu noturno. O radiante desta chuva fica na constelação Capricórnio, e estará acima do horizonte durante a noite toda; o melhor horário para as observações é a partir da meia-noite, olhe para o leste.

Como é de costume quando o assunto são observações astronômicas, é importante dar preferência a locais distantes das luzes urbanas e aproveitar momentos sem nuvens no céu. Como a Lua estará na fase nova, o céu noturno estará ainda mais escuro, facilitando as observações.

O que é chuva de meteoros?

Continua após a publicidade

As chuvas de meteoros são formadas por fragmentos de objetos espaciais como cometas e asteroides, deixados para trás conforme eles orbitam o Sol. Quando a Terra atravessa a órbita deles, nosso planeta encontra também estes pedacinhos. “É como quando você está dirigindo através de uma nuvem de insetos; eles ficam espalhados pelo para-brisa”, disse o prof. Orsola De Marco, da Universidade Macquarie, na Austrália.

Ao atravessar a atmosfera da Terra, os detritos são queimados e formam meteoros (o nome dado ao fenômeno luminoso), que deixam belos rastros no céu. Já o nome dado às chuvas vem da constelação mais próxima do radiante — a chuva Delta Aquáridas Austrais, por exemplo, tem radiante mais próximo da estrela Delta Aquarii, na constelação Aquário.

Esta chuva vem de fragmentos do cometa 96P/Machholz, que completa uma órbita ao redor do Sol a cada cinco anos. Já o “pai” da chuva Alfa Capricórnideos é o cometa 169P/NEAT. Em paralelo, temos a chuva Piscis Austrinídeos, cujo objeto de origem ainda é desconhecido dos astrônomos.

Continua após a publicidade

Fonte: The Guardian, In the Sky (1, 2, 3)