Publicidade

Confira as chuvas de meteoros que farão o céu brilhar em agosto e setembro

Por| 02 de Agosto de 2019 às 22h50

Link copiado!

Confira as chuvas de meteoros que farão o céu brilhar em agosto e setembro
Confira as chuvas de meteoros que farão o céu brilhar em agosto e setembro

Se você gosta de observar fenômenos astronômicos que podem ser vistos a olho nu, anote na agenda duas oportunidades de assistir a chuvas de meteoros: Delta Aquarídeas do Sul e Alfa Capricornídeos, que ocorrem anualmente entre julho e setembro, estão acontecendo agora e são visíveis aqui no Hemisfério Sul.

A primeira delas, Delta Aquarídeas do Sul, acontece mais ou menos entre os dias 12 de julho até 23 de agosto. Ela é resultado do cruzamento da órbita terrestre com a cauda do cometa Marsden, possivelmente do cometa Kracht também, e nosso planeta acaba atraindo para a atmosfera algumas das rochas presentes ali. Embora o pico do evento tenha sido durante a última virada de mês (com cerca de 25 meteoros por hora), você ainda pode ter sorte de ver alguns meteoros atravessando o céu. O melhor horário para conferir o fenômeno é das 2h às 4h da manhã.

Já a Alfa Capricornídeos, com suas bolas de fogo brilhantes, poderá ser vista até o dia 15 de agosto. Seu pico aconteceu no dia 27 de julho, mas você ainda pode ver até cinco meteoros por hora. Ela acontece todos os anos devido ao cruzamento do nosso planeta com a órbita do cometa 169P/NEAT, e deve durar até o primeiro dia de setembro. Para diferenciá-la da Delta Aquarídeas do Sul, basta lembrar que a Alfa Capricornídeos forma suas bolas de fogo que deixam clarões no céu, enquanto a outra não deixa rastros.

Mais chuvas em setembro

Continua após a publicidade

Outras duas grandes chuvas de meteoros ainda aparecerão nos próximos meses. As Táuridas do Sul estará ativa com suas bolas de fogo de 10 de setembro a 20 de novembro, atingindo o pico por volta de 9 e 10 de outubro.

Além disso, teremos a Orionídeos , que acontece entre os dias 2 de outubro e 7 de novembro, com ápice entre 21 e 22 de outubro.

Fonte: CNet