Publicidade

Tianwen-2: China aprova missão que coletará amostras de asteroide

Por| Editado por Patricia Gnipper | 06 de Março de 2023 às 13h03

Link copiado!

BENG-ART/Pixabay
BENG-ART/Pixabay

A China aprovou o plano da missão Tianwen-2, que lançará uma nave ao asteroide 2016 HO3 para coletar amostras dele e trazê-las de volta à Terra. As informações foram divulgadas na quinta-feira (2) pelo Centro do Programa Espacial e Exploração Lunar, da agência espacial chinesa CMSA.

Em um comunicado, o Centro convidou pesquisadores a participarem de um workshop sobre a missão, que vai abordar os aspectos dela, objetivos científicos e mais. Ye Peijian, pesquisador de espaçonaves na Academia Chinesa de Ciências, observou que a missão contará com um orbitador e um módulo de reentrada.

Continua após a publicidade

Após se aproximar do asteroide, o orbitador completará algumas voltas ao redor dele e depois irá se aproximar, voando pertinho da rocha espacial. Em seguida, ele usará um braço robótico para coletar poeira de sua superfície.

Na próxima etapa, a sonda viajará de volta para a órbita da Terra, trazendo a poeira. O material estará no módulo de reentrada, e será liberado para cair em direção ao solo. Segundo Peijian, o orbitador seguirá viagem para o cometa P/2013 (PANSTARRS), para continuar o trabalho de exploração científica.

O asteroide da missão Tianwen-2

O alvo da missão será o asteroide 2016 HO3, uma rocha espacial que tem entre 40 e 100 metros de diâmetro. Também conhecido como “469219 Kamo'oalewa”, ele foi observado pela primeira vez em abril de 2016 por meio de um levantamento do Observatório Haleakala, no Havaí.

Continua após a publicidade

Devido à sua órbita ao redor do Sol, o asteroide 469219 Kamo'oalewa chega a até 14 milhões de quilômetros do nosso planeta e é quase um vizinho constante da Terra. Apesar de estar longe demais para ser considerado um satélite natural “verdadeiro” da Terra, ele é o melhor exemplo conhecido atualmente de um “quase satélite” terrestre.

Fonte: China Daily