Telescópio TESS volta a funcionar após entrar em modo de segurança
Por Danielle Cassita • Editado por Patricia Gnipper |
O telescópio espacial Transiting Exoplanet Survey (TESS), que estava em modo de segurança desde o início da semana, já está voltando às operações normais. Segundo a NASA, o telescópio começou a retomar suas operações já na quinta-feira (13), por volta das 19h30, no horário de Brasília.
- Como funcionam os telescópios espaciais? Conheça os mais importantes da história
- Telescópio espacial TESS já encontrou 5.000 candidatos a exoplanetas
Os engenheiros do telescópio o reativaram e o TESS já voltou ao modo que permite apontar seus "olhos" para objetos de interesse com alta precisão. O esperado é que ele já retome as observações científicas até o fim desta sexta-feira (14).
As observações científicas do TESS ficaram suspensas desde segunda-feira (10), quando o computador de voo do telescópio espacial foi resetado inesperadamente. Com o ocorrido, o telescópio entrou em modo de segurança, enquanto os membros da missão investigavam o que aconteceu. Eles ainda devem passar alguns dias analisando as causas do ocorrido, mesmo com a retomada do funcionamento do telescópio.
TESS é um "caçador de exoplanetas
O TESS foi lançado em 2018 e, desde então, observa mais de 200 mil estrelas no céu em busca de exoplanetas (mundos que orbitam outras estrelas além do Sol). Para isso, o TESS acompanha pequenas diminuições no brilho delas, causadas por possíveis planetas passando à frente da estrela em sua perspectiva de observação.
Ao longo de seus dois anos de missão primária, as câmeras do TESS revelaram mais de 2 mil candidatos a exoplanetas. Depois, novas observações são realizadas com telescópios em solo para confirmar as identificações. Ainda, o TESS revelou outros fenômenos e objetos, como buracos negros, oscilações estelares e mais.
Fonte: NASA