Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Telescópio TESS volta a funcionar após entrar em modo de segurança

Por| Editado por Patricia Gnipper | 14 de Outubro de 2022 às 17h50

Link copiado!

NASA
NASA
Tudo sobre NASA

O telescópio espacial Transiting Exoplanet Survey (TESS), que estava em modo de segurança desde o início da semana, já está voltando às operações normais. Segundo a NASA, o telescópio começou a retomar suas operações já na quinta-feira (13), por volta das 19h30, no horário de Brasília.

Os engenheiros do telescópio o reativaram e o TESS já voltou ao modo que permite apontar seus "olhos" para objetos de interesse com alta precisão. O esperado é que ele já retome as observações científicas até o fim desta sexta-feira (14).

Continua após a publicidade

As observações científicas do TESS ficaram suspensas desde segunda-feira (10), quando o computador de voo do telescópio espacial foi resetado inesperadamente. Com o ocorrido, o telescópio entrou em modo de segurança, enquanto os membros da missão investigavam o que aconteceu. Eles ainda devem passar alguns dias analisando as causas do ocorrido, mesmo com a retomada do funcionamento do telescópio.

TESS é um "caçador de exoplanetas

O TESS foi lançado em 2018 e, desde então, observa mais de 200 mil estrelas no céu em busca de exoplanetas (mundos que orbitam outras estrelas além do Sol). Para isso, o TESS acompanha pequenas diminuições no brilho delas, causadas por possíveis planetas passando à frente da estrela em sua perspectiva de observação.

Ao longo de seus dois anos de missão primária, as câmeras do TESS revelaram mais de 2 mil candidatos a exoplanetas. Depois, novas observações são realizadas com telescópios em solo para confirmar as identificações. Ainda, o TESS revelou outros fenômenos e objetos, como buracos negros, oscilações estelares e mais.

Fonte: NASA