Telescópio TESS entra em modo de segurança e suspende observações

Por| Editado por Patricia Gnipper | 13 de Outubro de 2022 às 10h48

NASA/JPL-Caltech
Tudo sobre NASA

O telescópio Transiting Exoplanet Survey Satellite (TESS), da NASA, entrou em modo de segurança nesta segunda-feira (10), suspendendo temporariamente as observações científicas. De acordo com um comunicado da NASA publicado na quarta-feira (12), o computador de voo do telescópio foi resetado.

A equipe de operações do TESS observou que os dados científicos que ainda não haviam sido transmitidos às equipes em solo antes do ocorrido parecem estar armazenados em segurança nele. A nave orbita a Terra em trajetória elíptica (com formato oval), de modo que transmite os dados quando está mais perto do planeta.

Agora, eles estão trabalhando em procedimentos de recuperação e análises da situação, para restaurar as operações do telescópio espacial. Entretanto, a NASA alerta que o procedimento poderá levar alguns dias para ser concluído.

O telescópio espacial TESS

Lançado em 2018, o telescópio TESS foi projetado para investigar o céu em busca de exoplanetas (mundos que orbitam outras estrelas). Ele foi projetado para operar por apenas dois anos, mas seguiu com as observações e encontrou mais de 250 exoplanetas já confirmados, além de mais de 5 mil outros candidatos que aguardam novas observações e análises para confirmá-los.

Após criar um catálogo com milhares de candidatos a exoplanetas, a missão TESS conta com observações de acompanhamento em solo e até no espaço, realizadas para confirmar se os candidatos são, de fato, exoplanetas e não “impostores”. Com elas, os astrônomos podem descobrir se os exoplanetas identificados são rochosos, gasosos ou até de algum outro tipo.

Para encontrar estes mundos distantes, o TESS trabalha com o método do trânsito, ou seja, observa estrelas em busca de pequenas reduções no brilho delas, causadas pela passagem de algum planeta na perspectiva do telescópio. Com base na diminuição da luz causada pelo planeta e o tempo que ele leva para orbitar sua estrela, os membros da missão conseguem determinar diferentes parâmetros, como composição e período orbital.