Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Telescópio que vai mapear 99% do céu será lançado pela NASA em 2025

Por| Editado por Patricia Gnipper | 25 de Março de 2022 às 14h55

Link copiado!

NASA/JPL-Caltech
NASA/JPL-Caltech
Tudo sobre NASA

A NASA concluiu os planos para o telescópio espacial Spectro-Photometer for the History of the Universe, Epoch of Reionization and Ices Explorer, ou apenas SPHEREx. Projetado para produzir escaneamentos completos do céu a cada seis meses, o futuro telescópio estava programado, inicialmente, para ser lançado em 2023, mas, agora, a agência espacial estima que o lançamento deve acontecer até abril de 2025.

Este telescópio foi pensado para criar um mapa do céu sem precedentes, além de investigar o que aconteceu nos primeiros segundos após o Big Bang. Mas, antes disso, a equipe precisava descobrir se os instrumentos a bordo conseguiriam sobreviver no ambiente espacial e se todos os componentes poderiam ser unidos para funcionar como um sistema. No fim de fevereiro, o planejamento final da equipe foi aprovado pela NASA.

Continua após a publicidade

A conclusão desta etapa, conhecida como “análise crítica de projeto”, representa um grande avanço para o lançamento da missão. Allen Farrington, gerente de projeto do SPHEREx no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, afirma que a equipe está agora em um momento de transição do trabalho realizado com modelos computacionais para utilizar hardware real. “O design da nave, como está, está confirmado”, disse. “Mostramos que é possível mesmo nos menores detalhes, e agora podemos realmente começar a construir e unir as coisas.”

Sobre o telescópio espacial SPHEREx

Quando for lançado, o SPHEREx se tornará mais um membro da classe de telescópios espaciais que observam grandes áreas do céu rapidamente, analisando vários objetos em breves períodos. O esperado é que, a cada semestre, o SPHEREx consiga escanear mais de 99% do céu — para comparação, considere que o telescópio Hubble observou cerca de 0,1% do céu em seus mais de 30 anos de operação.

Como será um telescópio voltado para levantamentos, o SPHEREx não conseguirá observar objetos com o mesmo nível de detalhes como outros observatórios. Mesmo assim, poderá ajudar a responder perguntas sobre as propriedades típicas destes objetos no universo. Enquanto o telescópio James Webb poderá coletar medidas de tamanho, temperatura e composição de exoplanetas, o SPHEREx ajudará os cientistas a investigar a prevalência de compostos necessários para a vida, como a água.

Continua após a publicidade

Ambos os observatórios vão conduzir observações na luz infravermelha, aquela formada por comprimentos de onda fora daqueles que os olhos humanos detectam. Além disso, outra semelhança é que ambos vão trabalhar com a espectroscopia, uma técnica em que a luz é dividida em comprimentos de onda individuais para revelar a composição dos objetos, já que cada elemento absorve e emite determinados comprimentos de onda de luz.

Fonte: NASA