Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Telescópio James Webb encontra o anel de Einstein mais perfeito já visto

Por| Editado por Patricia Gnipper | 05 de Setembro de 2022 às 18h36

Link copiado!

Spaceguy44/Reddit
Spaceguy44/Reddit

O telescópio James Webb capturou uma imagem rara: um anel de Einstein perfeito! Criado pela deformação do espaço-tempo e a luz de uma galáxia distante, o fenômeno ajuda os cientistas a estudar as características da fonte luminosa. Também é mais uma validação das teorias de Albert Einstein.

Anéis de Einstein são eventos cósmicos transitórios — ou seja, temporários — produzidos por duas galáxias alinhadas com a Terra, formando lentes gravitacionais. A galáxia mais próxima é massiva o suficiente para distorcer o espaço-tempo ao seu redor, formando uma “lupa” para a galáxia mais distante

Quando a luz da galáxia mais afastada passa pela galáxia mais próxima, é “obrigada” a seguir a deformação do espaço-tempo criada pela gravidade. Assim, a luz chega na Terra com o curioso formado abaixo.

Continua após a publicidade

Essas galáxias estão em distâncias tão diferentes que podemos até mesmo distinguir qual é a mais próxima e a mais longínqua: galáxias brilhando em tons avermelhados estão mais distantes, enquanto as azuladas estão mais perto de nós. O fenômeno de “desvio para o vermelho” indica o quando uma luz viajou pelo universo antes de chegar até nós.

No caso dessa nova imagem, a galáxia distante se chama SPT-S J041839-4751.8 (ou JO418 para abreviar), localizada a cerca de 12 bilhões de anos-luz da Terra. À medida que o universo se expandiu ao longo de 12 bilhões de anos, suas ondas de luz foram “esticadas” até o lado vermelho do espectro visível.

A JO418 é uma das galáxias mais antigas do universo e está alinhada perfeitamente com a galáxia mais próxima, por isso o círculo está perfeitamente completo. Isso é bastante raro — na maioria dos casos, o resultado é um anel incompleto devido a minúsculas “imperfeições” no alinhamento entre as galáxias e a Terra.

Esta imagem foi processada por um estudante de graduação em astronomia e publicada no Reddit por um usuário que se chama de "Spaceguy44". Ele usou dados coletados pelo instumento Mid-Infrared Instrument (MIRI), do Telescópio Espacial James Webb, e disponíveis ao público.

Continua após a publicidade

Sem lentes gravitacionais, não poderíamos ver galáxias como a JO418, por isso esses fenômenos são tão importantes para cientistas que estudam o universo primitivo. A perfeição deste anel de Einstein é um “bonus” que, além de raro, encanta o público. Até então, alguns dos anéis de Einstein "quase" completos foram detectados pelo telescópio Hubble.

Fonte: Reddit/Spaceguy44